Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C
Início . Blogs e Colunas .Dr. Tiago Rocha

O alimento que pode causar piora nos sintomas do Autismo!

Por Dr. Tiago Rocha
04/12/2024 - 08h00

O consumo de trigo pode ser prejudicial a indivíduos com autismo devido à presença de glúten e da gliadina, proteínas que podem desencadear respostas imunológicas adversas e aumentar a inflamação no organismo.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Estudos indicam que muitas pessoas no espectro autista apresentam maior permeabilidade intestinal, permitindo que essas proteínas entrem na corrente sanguínea e afetem as capacidades do cérebro, exacerbando sintomas como hiperatividade, irritabilidade e dificuldades cognitivas.

Além disso, o glúten pode gerar composições semelhantes aos opioides, conhecidos como exorfinas, que podem atravessar a barreira hematoencefálica, influenciando o comportamento e o humor. O consumo de trigo também está associado ao aumento de citocinas inflamatórias, que podem impactar funções cognitivas e causar alterações comportamentais.

:: Acesse aqui para acompanhar o Dr. Tiago Rocha no Instagram

Embora os efeitos variem entre os indivíduos, as evidências sugerem que dietas sem glúten podem aliviar sintomas gastrointestinais e comportamentais em algumas pessoas com autismo. A eliminação do trigo, associada ao acompanhamento médico, pode ser uma alternativa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.
 

Coenzima Q10: A Aliada da Menopausa!

Por Dr. Tiago Rocha
27/11/2024 - 13h03

A Coenzima Q10 (CoQ10), também conhecida como ubiquinona, é uma substância natural presente em todas as células do corpo, com papel crucial na produção de energia.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Durante a menopausa, sua suplementação pode ser uma aliada benéfica para mulheres, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças hormonais. A CoQ10 atua nas mitocôndrias, promovendo o transporte de elétrons e prevenindo a oxidação celular.

Sua ação antioxidante é especialmente benéfica nessa fase, quando os níveis de estrogênio — que também possuem propriedades antioxidantes — diminuem, deixando o organismo mais vulnerável ao estresse oxidativo.

Além disso, a coenzima contribui para a saúde cardiovascular, protegendo o coração contra os riscos associados à menopausa, como hipertensão e perda de elasticidade nos vasos sanguíneos.

Outros benefícios incluem melhoria da energia, redução da fadiga e proteção contra o envelhecimento precoce da pele. Alimentos como abacate, espinafre, nozes, sardinha e morango são boas fontes de CoQ10, mas a suplementação pode ser indicada, com doses variando entre 30 e 400 mg, dependendo das necessidades individuais.

Assim, a CoQ10 se destaca como uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida durante a menopausa, combinando benefícios celulares, cardiovasculares e estéticos.

:: Acesse aqui para acompanhar o Dr. Tiago Rocha no Instagram

Dr. Tiago Rocha

Ciência e Saúde

Biólogo e cientista, nutricionista clínico, possui pós-graduação em ciências e tecnologia da alimentação, especialista em patologia clínica e em nutrição esportiva. Natural de Tubarão, seus vídeos já foram visualizados mais de 3,5 bilhões de vezes na internet. Seu trabalho já alcançou mais de 120 países em todo mundo e tem 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Realizou entrevistas nas principais redes de televisão do país: Record Nacional, Rede Vida, Rede TV, SBT, TV Gazeta, TV Bandeirantes, TV Aparecida e TV Cultura. Dr. Tiago Rocha é autor de quatro livros, entre eles, “Curas Extraordinárias” e “Emagrecimento Saudável”. Ele busca alertar as pessoas sobre os piores e os melhores alimentos do mundo.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR