Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
16 °C

Município reforça importância da vacinação contra a Hepatite

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais foi comemorado no último domingo, 28

Por Redação
29/07/2024 - 18h40.Atualizada em 29/07/2024 - 17h39
O município dispõe ainda de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C - Foto: Divulgação

O município de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde, lembra a toda a população que a vacinação contra a Hepatite continua em andamento e reforça a importância da imunização.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Essa ação se dá por ocasião do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado neste domingo, 28 de julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora-presidente Chaiana Marcon ressalta que a vacina contra a hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as pessoas de todas as faixas etárias e a vacina contra hepatite A está disponível para crianças conforme calendário básico de imunização. 

O município dispõe ainda de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C. Os testes são realizados em todas as UBS.

A doença

No domingo, dia 28 de julho, foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, data em que é importante chamar atenção da população para ações de prevenção para essas inflamações que atacam o fígado, órgão com papel principal na desintoxicação do organismo. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente vacinas para as hepatites A e B, além de tratamento para as diversas formas da doença (A,B,C,D e E).

As hepatites virais mais comuns entre os brasileiros são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na Região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. 

Dados do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais do Ministério da Saúde mostram que entre 2020 e 2023 foram notificados, 785.571 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 171.255 (21,8%) são referentes à hepatite A, 289.029 (36,8%) à hepatite B, 318.916 (40,6%) a casos de hepatite C, 4.525 (0,6%) aos de hepatite D e 1.846 (0,2%) aos de hepatite E.  

A Região Nordeste concentra a maior proporção das infecções pelo vírus A (29,7%). Na Região Sudeste, verificam-se as maiores proporções dos vírus B e C, com 34,1% e 58,1%, respectivamente. Na sequência vem a Região Sul, que concentra 31,2% dos casos de hepatite B e 27,1% da C. A Região Norte, por sua vez, acumula 72,5% do total de casos de hepatite D.

 

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR