Encontro nos Emirados Árabes tratou de temas ligados a agenda climática
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerrou a agenda de compromissos durante a COP28, nos Emirados Árabes, com a participação em importantes encontros sobre temas ligados a agenda climática.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante esta quarta-feira, 06 de dezembro, o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, integrou o painel organizado pela Agência Multilateral de Garantia de Investimentos do Grupo Banco Mundial (MIGA), com o tema “Ação climática e mobilização do setor privado por meio das empresas públicas”. Juntamente com outras lideranças internacionais, Kleinübing falou sobre o papel dos bancos públicos para o avanço do desenvolvimento sustentável.
"O BRDE atua como articulador, na busca por recursos internacionais e redireciona aos municípios que teriam dificuldades de acesso ao crédito. Apresentamos os projetos de adaptação e resiliência que temos com o Banco Mundial e como podemos alavancar a tomada de recursos privados por meio de parceria para investir em programas como, por exemplo, o projeto de reflorestamento que temos com o governo de Santa Catarina”, menciona.
O painel discutiu ainda o papel das empresas públicas na promoção de uma mudança para uma economia resiliente e de baixo carbono. Além do BRDE e Banco Mundial, o encontro reuniu representantes de organizações como Fonplata e Findeter.
O banco também foi um dos convidados para integrar o painel promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) durante a COP28.
O encontro reuniu secretários de estado e lideranças para tratar do compromisso dos estados brasileiros no enfrentamento às mudanças climáticas, descarbonização e principais estratégias para aumentar a resiliência dos territórios.