Os números da pesquisa para a Prefeitura de Tubarão realizada pelo Instituto Mapa, divulgados na última terça-feira, 23 de setembro, pelo Diário do Sul, confirmam a expectativa da coligação “Um Novo Tempo”.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O resultado retrata o cenário 13 dias antes das eleições do próximo dia 06 de outubro, e aponta uma liderança importante do candidato Soratto (PL). Ele tem 49,3% dos votos, seguido por Carlos Stüpp (PSDB), 26,1% e Maristela Francisco (PT), que somou 15% das intenções de voto.
Particularmente, além do candidato do ex-presidente Bolsonaro ter feito uma campanha propositiva, os fatores “22” e a segurança de parceria com o governo do Estado, garantida pelo governador Jorginho Mello (PL), vejo que são diretamente decisivos nesse processo.
Os reflexos negativos da “Operação Mensageiro”, ao ver o ex-prefeito Joares Ponticelli (Progressistas), lado a lado com Carlos Stüpp, também me parecem muito nítidos, afinal os dados apontam sentimento de mudança.
E há outro parâmetro a ser destacado. Era esperado um bom desempenho da candidata do PT – a pesquisa mostra isso. Os 15% de Maristela Francisco podem prever ainda uma preocupação do segundo colocado.
Próximo do dia da eleição, o levantamento apontado pelo Instituto Mapa, mostra Stüpp mais próximo de Maristela, do que de Soratto. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SC-04014/2024.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS