Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
35 °C
19 °C
Início . Blogs e Colunas .Fabiano Bordignon

"É pena não ser burro; não sofria tanto"

Por Fabiano Bordignon
14/04/2025 - 17h26

Quando decidi cursar jornalismo fui amplamente apoiado pelos meus pais. Porém, eles apenas me fizeram um pedido: “Seja justo”.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Não que eu seja perfeito, mas, nesses mais de 20 anos que se passaram desde a minha formatura, sempre me vem a frase em mente quando vou me posicionar em algum artigo.

Recentemente, o governador Jorginho Mello destinou R$ 40 milhões para Tubarão. São, certamente, fruto do início do cumprimento de sua promessa a partir da garantia que havia dado desde quando esteve no palanque do então candidato a prefeito Estêner Soratto.

Sem discorrer muito enredo, vou direto ao ponto. Li nesta segunda-feira, 14 de abril, um artigo escrito por um jornalista local. Ele compara que o montante é “apenas é uma compensação” do valor de emenda parlamentar que Soratto teria direito, caso não decidisse encarar a difícil missão de ser prefeito e ter que lidar com um caixa comprometido. 

Se Soratto fosse deputado os quatro anos, teria mais ou menos R$ 48 milhões de emendas impositivas. Mas, vale enaltecer, que um deputado não tem comprimosso com apenas sua cidade de origem – ou reduto eleitoral.

O valor, com toda certeza, não seria destinado apenas ao município de Tubarão. Teria que atender, no mínimo, a Amurel. Nesse sentido, creio que sua inteligência esteja ou comprometida ou há um certo tempero de tendência nisso aí...

Não tenho dúvida que esse valor será amplificado até o final do mandato do governador. E mais, conforme publiquei nesta manhã, os números são muito favoráveis para a reeleição do atual governador. 

Pessoalmente, estou muito convicto que a parceria será crescente. Sem contar outro detalhe: Tubarão elegeu um gestor que não será encarcerado. Esse valor não há dinheiro que pague - pelo menos penso desta forma. 

Como dizia Raul Seixas, em sua canção, Só Pra Variar, "é pena não ser burro; não sofria tanto".

Pesquisa avalia aprovação do governo Jorginho; veja os números

Por Fabiano Bordignon
14/04/2025 - 12h34
Governo Jorginho Mello tem ampla aprovação dos catarinenses - Foto: Redes Sociais

O instituto de pesquisas Futura Inteligência apresentou números que avaliam a aprovação do governo de Santa Catarina.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Foram ouvidos 844 eleitores entre 25 de março e 3 de abril de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais (para cima ou para baixo) e índice de confiança de 95%. 

A técnica utilizada pelo instituto foi a CATI (entrevista telefônica assistida por computador).

De acordo com o instituto, o governador possui aprovação de 71,8% e desaprovação de 23%.

Também foi avaliada a aprovação do governo Lula pelos catarinenses. Os números retratam o amplo predomínio da direita no Estado.

O atual presidente é aprovado por apenas 26,9% dos catarinenses, enquanto 69,1% desaprovam o petista – 4% não se manifestaram.

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR