Dispositivos como celulares e computadores com Wi-Fi, frequentemente usados pelas mulheres, principalmente próximos aos órgãos reprodutivos(bolsos, sobre as pernas...) podem representar riscos à saúde da mulher.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Estudos indicam que o uso de celulares por mais de uma hora, diariamente, durante a gravidez pode alterar parâmetros bioquímicos no sangue do cordão umbilical, tendo efeitos potenciais na fertilidade e no desenvolvimento fetal.
As ondas eletromagnéticas, formadas por campos elétricos e magnéticos que interagem, penetram profundamente em tecidos biológicos, tornando-se alvo de estudos.
Pesquisas associaram exposição prolongada a doenças como câncer, alterações neurológicas e problemas hormonais, além de interferências no ciclo celular, podendo levar à morte celular programada (apoptose).
Especificamente, a exposição a radiofrequências pode comprometer barreiras protetoras entre o sangue e o cérebro, impedindo o crescimento de células nervosas e impactando funções cognitivas.
Além disso, campos de frequência extremamente baixa afetam a atividade mitocondrial, aumentando a produção de espécies reativas de oxigênio, que podem danificar células e desencadear disfunções graves.
A exposição a baixas frequências pode causar alterações hormonais, como um aumento temporário de progesterona e uma queda no estradiol, FSH e LH, essenciais para a reprodução.
As mulheres, especialmente em idade reprodutiva, devem limitar a exposição a essas fontes, utilizando dispositivos a uma distância segura.
:: Acesse aqui para acompanhar o Dr. Tiago Rocha no Instagram
Ciência e Saúde
Biólogo e cientista, nutricionista clínico, possui pós-graduação em ciências e tecnologia da alimentação, especialista em patologia clínica e em nutrição esportiva. Natural de Tubarão, seus vídeos já foram visualizados mais de 3,5 bilhões de vezes na internet. Seu trabalho já alcançou mais de 120 países em todo mundo e tem 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Realizou entrevistas nas principais redes de televisão do país: Record Nacional, Rede Vida, Rede TV, SBT, TV Gazeta, TV Bandeirantes, TV Aparecida e TV Cultura. Dr. Tiago Rocha é autor de quatro livros, entre eles, “Curas Extraordinárias” e “Emagrecimento Saudável”. Ele busca alertar as pessoas sobre os piores e os melhores alimentos do mundo.
VER TODAS