Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
15 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Eles, não!

Por Cláudio Prisco Paraíso
28/08/2024 - 09h45.Atualizada em 28/08/2024 - 09h45

 Pesquisa divulgada em Blumenau mostra a cruel realidade a ser vivenciada pelo PT em Santa Catarina nas eleições deste ano. Lula da Silva está com quase 74% de rejeição.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

É algo quase surreal. Estamos falando de três quartos do eleitorado.  A própria candidata petista à prefeitura da cidade, deputada federal Ana Paula Lima, cujo marido, Décio Lima, foi prefeito por oito anos, acumula rejeição que se aproxima dos 50%. Na outra ponta, a parlamentar não chega aos 20% na intenção de voto.

Ou seja, Ana Paula está batendo no teto histórico do PT, que raramente ultrapassa 25 pontos percentuais.  Sim, é Vale do Itajaí, uma das regiões mais bolsonaristas do país. Isso é fato. 

A situação do PT, no entanto, é desafiadora, para não dizer periclitante e desesperadora em cidades como Joinville e Criciúma. Vamos nos restringir a esses dois centros. Um no Norte e outro no Sul.  Em Joinville, o ex-prefeito Carlito Merss vai concorrer novamente. Só um milagre o fará alcançar 20 pontos percentuais de intenção de voto. 

Já Criciúma também é um município potencialmente bolsonarista.  O PT deve ficar na rabeira, passando quase despercebido. 

Refresco

 O PT só apresenta um ambiente um pouco mais arejado em duas cidades, dentre as oito maiores: Chapecó e Florianópolis. Na Capital, o candidato é Lela Farias, ex-vereador, que, aliás tem se havido muito  bem nesse período eleitoral. Mostra desenvoltura, desembaraço e é assertivo nas colocações. 

Missão

 Mas Lela tem uma missão árdua, muito embora entre o eleitorado de Florianópolis a disputa presidencial tenha ficado 53% a 47% em favor de Bolsonaro, uma distância pequeníssima comparando-se à vantagem de Bolsonaro em todas as demais regiões catarinenses.

Lulofanáticos

 Evidentemente que existe aquele voto do próprio Lula, mas a Capital tem o voto de esquerda, canalizado pelas universidades, os servidores públicos, a turma da cultura e por aí vai. 

Muitos formadores de opinião também são militantes convictos dos dogmas canhotos. 

Previsibilidade

Com esse viés mais esquerdista em Florianópolis, se houver segundo turno, as maiores chances estão com Marquito Abreu, PSOL, ou Lela, PT contra o prefeito Topázio Neto, caso o candidato à reeleição não liquide a fatura já no primeiro round. 

Se isso não ocorrer, seria quase impossível não imaginar Topázio com uma das vagas para o turno final. 

Esquerdismo

Marquito e Lela podem ser favorecidos pelo voto canhoto em detrimento de Dário Berger e Pedrão Silvestre, com perfil e partidos de centro (PSDB de Dário) e centro-direita (PP de Pedrão). Também porque Topázio tem perfil conservador. 

Grande Oeste

 Para finalizar, temos Chapecó, onde, vale lembrar, o PT é forte. Dos seis deputados, dois federais e quatro estaduais do partido em Santa Catarina, apenas Ana Paula, que vem de Blumenau. 

Quinteto

 Os outros cinco, o federal Pedro Uczai e os estaduais, quatro, todos têm base no Oeste. Na Capital da região, Chapecó, tem dobradinha de deputados do PT após orientação do Palácio do Planalto e da direção nacional do PT, partido pilotado por Gleisi Hoffmann. Uczai na cabeça e Luciane Carminatti, atuante deputada estadual, de vice.

Favoritismo

João Rodrigues é favoritíssimo à reeleição em Chapecó. Não resta a menor dúvida, mas, nunca demais lembrar, eleição ninguém ganha por antecipação. 

Tudo leva a crer que o PT vai com tudo para cima de João Rodrigues. Ou seja, a campanha chapecoense promete ser sangrenta. Vai ter sangue pelas canelas. Anotem.

Notícias ruins na largada da campanha

Por Cláudio Prisco Paraíso
27/08/2024 - 09h24.Atualizada em 27/08/2024 - 09h24

O sinal de alerta soou do PSD catarinense. A cúpula estadual está apreensiva com os rumos da campanha eleitoral em Santa Catarina, sobretudo nos grandes municípios.  Em dois deles, pipocaram notícias desfavoráveis nos últimos dias.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Primeiro em Criciúma, onde o prefeito Clésio Salvaro foi denunciado por organização criminosa e fraude em licitações. Denúncia essa patrocinada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Em São José, na Grande Florianópolis, o prefeito Orvino Dávila acabou perdendo algumas batalhas na Justiça Eleitoral.

O pessedista tentou, pela via judicial, determinar a retirada das redes sociais de um vídeo do ex-deputado Bruno de Souza, hoje liberal, que o criticava fortemente.  

O jurídico do prefeito de São José alegou que o ex-parlamentar estava fazendo campanha antecipada.
Deram um tiro no pé. A campanha eleitoral está liberada desde o dia 16. Ação movida pelo PSD deixa transparecer um certo desespero por parte do comando eleitoral de Orvino.

Mal na foto
 
Dentre os principais prefeitos de Santa Catarina candidatos à reeleição, a situação mais desesperadora, sofrível é a de Orvino. Não só pela condução política e eleitoral, mas por estar realizando uma administração que deixa muito a desejar.

Serviços prestados

Diferentemente de Clésio Salvaro, já no quarto mandato como prefeito de Criciúma. O sulista merece a aprovação significativa de quem mora na maior cidade da região.

Ocorre que, diante da denúncia patrocinada pelo MPSC, ele acaba enfraquecido para impulsionar a candidatura de seu ungido, Vaguinho Espíndola. Até porque o candidato depende fundamentalmente da transferência de voto de Salvaro, agora vulnerabilizado pelas investigações.  

Roncando alto

O PSD costuma declarar, em alto e bom som, que é o partido que administra o maior número de catarinenses — cerca de dois milhões e meio de pessoas —, por conta de estar à frente de um número importante de prefeituras.

Listemos cinco delas.  Duas na grande Florianópolis. A capital, com Topázio Silveira Neto; e São José, com Orvino de Ávila.  Além, claro, de Criciúma com Clésio Salvaro e também Lages com Antônio Ceron. A quinta é Chapecó com João Rodrigues.  Só que tem um detalhe.  Dessas cinco cidades, a perspectiva é de derrota em três delas.

Serra acima
 
Em Lages a fatura está liquidada. Não tem a menor chance ali o PSD.  Na verdade, nem candidato o partido tem. Apoia o nome do União Brasil, Lio Marin.

Criciúma e São José já contextualizamos. Sobra Chapecó. Sim, porque em Florianópolis, o prefeito, favorito, está de saída do PSD. Migrará para a base de Jorginho Mello.

Então, de grandes municípios, para o PSD é Chapecó, se nenhum terremoto ocorrer na capital do Oeste. Se ampliarmos um pouco o leque, vemos os pessedistas com excelentes perspectivas em Balneário Camboriú, graças à barbeiragem do PL. Os liberais inviabilizaram a candidatura, favorita e natural, do deputado Carlos Humberto.

Megalomania

O processo na Dubai brasileira ficou sob a batuta do prefeito, em fim de mandato, Fabrício Oliveira. Ele tornou, ao que tudo indica, o processo sucessório fadado ao insucesso. Se não fosse essa barbeiragem de Balneário Camboriú, o PSD ficaria só com Chapecó.

Claudicante

Quando observamos o cenário em Joinville, maior colégio eleitoral, e Blumenau, que reúne o terceiro maior número de eleitores em SC, o PSD nem lançou candidato nas duas cidades.
Mesma situação em Jaraguá do Sul. Ou seja, o PSD é um mero coadjuvante nesses três municípios.
 
Cidade Azul

Segunda maior cidade do Sul, Tubarão também não tem cabeça de chapa pessedista. O partido tem candidato em Brusque, Itajaí e em Palhoça, mas com perspectivas desalentadoras nos três municípios.

Marketing x vida real

O que se observa é que o PSD catarinense fez muita marola, garganteando que é o partido que vai marcar posição para 2026, mas tem tudo é para sair cambaleante de 2024.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR