Trabalho liderado por investigador espanhol demonstra eliminação duradoura de tumores em modelos animais
Feito abre caminho para ensaios clínicos em humanos a partir de 2026 - Foto: Reprodução Pesquisadores do Centro Nacional de Investigações Oncológicas (CNIO), na Espanha, anunciaram um avanço importante na luta contra o câncer de pâncreas. Em testes com ratos, uma combinação de três medicamentos conseguiu eliminar totalmente os tumores, sem sinais de retorno da doença por mais de 200 dias e com baixa toxicidade.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O estudo foi liderado pelo bioquímico Dr. Mariano Barbacid, um dos cientistas mais respeitados do mundo na área do câncer. A estratégia foi eficaz contra o adenocarcinoma ductal pancreático, a forma mais comum e agressiva desse tipo de câncer, conhecido pela dificuldade de tratamento.
Barbacid tem uma trajetória marcante na ciência: foi o responsável pela descoberta do primeiro gene humano ligado ao câncer, trabalhou por anos no Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e ajudou a criar o CNIO, hoje um dos centros de pesquisa mais avançados da Europa.
Embora os resultados ainda sejam restritos a modelos animais, os pesquisadores avaliam que a descoberta abre caminho para novas terapias no futuro, trazendo esperança para pacientes que enfrentam a doença.