Empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Tubarão
Há 13 anos, a Tubarão Saneamento iniciava uma jornada transformadora para a infraestrutura do município. Desde 1º de março de 2012, a concessionária tem sido protagonista na ampliação do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, promovendo melhorias essenciais para a qualidade de vida da população.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Com investimentos que ultrapassam R$230 milhões nesses anos, e um olhar voltado para o futuro e a inovação, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Tubarão.
Ao longo desse período, a empresa modernizou e aprimorou os serviços prestados, assegurando qualidade e eficiência na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto.
Atualmente, 100% da área urbana do município conta com abastecimento de água tratada, um sistema que segue em constante aperfeiçoamento.
Em março, mais uma etapa das obras de modernização e ampliação da capacidade do sistema de tratamento será concluída, a conclusão da reforma e modernização de uma linha de floculação e decantação na Estação de Tratamento de Água (ETA).
No serviço de esgotamento sanitário, a evolução tem sido expressiva: em apenas seis anos, a cobertura já alcançou 53%, antes da meta contratual para o período.
Esse avanço tem impacto direto na saúde pública e na preservação ambiental, evitando o despejo de 200 milhões de litros de esgoto, em média anual, in natura no Rio Tubarão.
Os avanços representam um marco na história da cidade. “Saímos de zero para mais de 50% de esgoto coletado e tratado na área urbana, o que simboliza uma verdadeira revolução para a qualidade de vida da população.
Esse investimento se traduz em menos impacto na saúde pública, mais preservação ambiental e, principalmente, mais desenvolvimento para Tubarão”, destaca o diretor da empresa de Saneamento, Paulo Eduardo Canalles.
Marcelo Matos, também diretor da concessionária, reforça o compromisso contínuo da empresa.
“O desafio ainda é grande, temos metade do caminho pela frente. Mas somos uma equipe apaixonada pelo que fazemos e seguimos trabalhando, diariamente, para garantir melhorias e levar ainda mais qualidade aos moradores de Tubarão”, afirma.
Gestão eficiente e inovação
A operação de água do município é um exemplo de eficiência. Enquanto a média nacional de perda de água tratada durante a distribuição é de 37,5%, a Tubarão Saneamento mantém o índice em 21%, com um trabalho contínuo de monitoramento e ação rápida para conter vazamentos e alertar os clientes sobre consumo excessivo. Além disso, a concessionária se mantém investindo em inovação e transparência.
Entre as ações de aproximação com a comunidade, destaca-se a assistente virtual San, que facilita o atendimento ao cliente, e o canal “Comunica, Tubarão”, lançado em 2024, e que permite aos moradores receberem alertas sobre obras e manutenções via WhatsApp.