Esse foi o primeiro mês completo com a operação da Copa Airlines com voos entre Florianópolis e a cidade do Panamá
As novas rotas aéreas internacionais que conectam Santa Catarina com a América do Norte e Europa já impactam no movimento de passageiros no estado. Em julho, foi registrado um crescimento de 225% em relação ao mesmo período de 2023.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Esse foi o primeiro mês completo com a operação da Copa Airlines com voos entre Florianópolis e a cidade do Panamá. Foram registrados 62.743 passageiros somente no Aeroporto de Florianópolis.
O desempenho é o melhor já catalogado em um mês de julho em 24 anos, conforme registros da Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O resultado consolida e Santa Catarina e o Aeroporto de Florianópolis com o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro e ultrapassando Viracopos, em Campinas-SP, Brasília e Confins, Belo Horizonte.
“É resultado de um conjunto de fatores que nós, como Governo do Estado, ajudamos a potencializar. Fomos pessoalmente buscar esses voos internacionais diretos para Santa Catarina tanto no Panamá, quenato em Portugal. Estamos com o maior programa de reformas da história para os aeroportos regionais catarinenses. E aprovamos uma lei de incentivo para que as companhias aéreas possam abastecer com diesel mais barato de acordo com o número de rotas que mantêm aqui no estado”, explica o governador Jorginho Mello
“Este é um dado que confirma o sucesso que tem sido a abertura da rota com a América do Norte, com a Copa Airlines, e nos deixa ainda mais confiantes, pois os dados da TAP ainda não estão computados, já que os voos iniciaram agora em setembro”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.
“Sem dúvida, estamos colhendo um grande resultado de um trabalho feito desde o início do governo Jorginho Mello. Um trabalho integrado entre a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a Secretaria de Turismo e demais Secretarias do Governo. Isso foi um pedido do governador: integrar e melhorar a estrutura dos aeroportos estaduais e também alinhar a comunicação com os concessionários dos demais aeroportos, dos maiores aeroportos. Isso foi feito. Isso foi ajustado não só na parte da nova lei de incentivo, mas também na relação de propostas conjuntas de promoção turística, para que a gente pudesse agregar e fomentar a promoção do estado”, afirma o secretário de Turismo, Evandro Neiva.
O setor de cargas internacionais também teve um desempenho positivo no mês de julho, com um aumento de 109,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Pelo Aeroporto de Florianópolis foram transportadas 325,8 toneladas.