Fenômeno avança pelo Rio Grande do Sul com previsão para chuva intensa
Além de SC, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo sentiram os efeitos da frente fria - Foto: Divulgação Carnaval deve ser marcado por chuva em parte do Brasil neste ano. A partir de quinta-feira, 12 de fevereiro, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e passa a atuar no Centro-Sul do país, favorecendo a formação de tempestades intensas por causa do contraste térmico.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Toda a faixa de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai está em alerta para “chuvas incomuns”, especialmente no Extremo Sul do estado, nesta quinta. A chegada da frente fria aumenta as instabilidades e pode provocar chuva localmente intensa em SC.
Na sexta-feira, 13 de fevereiro, à tarde, as tempestades devem se espalhar. Os temporais se formam desde a região da Campanha e do Oeste gaúcho e avançam em direção a São Paulo. O maior grau de severidade é esperado no Rio Grande do Sul no início do dia e, no fim do dia, na faixa Leste entre Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
No sábado, 14 de fevereiro, de Carnaval, o alerta se concentra na faixa Leste entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas. A estimativa é baseada no EFI (Índice de Previsão Extrema) do modelo europeu ECMWF, segundo o Meteored.
O Sul de São Paulo e o Sul de Mato Grosso do Sul também permanecem em alerta. Até a segunda-feira, 16 de fevereiro, as tempestades ganham força na faixa Leste de Santa Catarina e do Paraná, no Oeste paranaense e em áreas de São Paulo. Os volumes podem chegar a 200 mm em pontos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.