Dona do Instagram e Facebook devem cumprir decisão e remover anúncios falsos que envolvam o empresário e a Havan
O empresário catarinense Luciano Hang e lojas Havan conquistaram uma vitória em processo contra a dona das redes sociais Instagram e Facebook. Em decisão inédita no Brasil, a Meta fica proibida de divulgar anúncios falsos sobre a empresa de Hang.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Anúncios fakes que utilizavam nome, imagem e informações sobre o empresário do ramo varejistas não poderão ser publicados nas redes sociasi da Bigtech.
Em agosto deste ano, uma decisão anterior já havia proibido a Meta de divulgar publicações falsas sobre o empresário e as Lojas Havan. A dona do Instagram e Facebook recorreu e perdeu novamente.
Na nova liminar o desembargador Marcos Fey Probst mantém a decisão anterior, deferida em primeira instância, ao afirmar que "é dever da proprietária do Instagram e Facebook adotar medidas de proteção dos direitos dos consumidores e usuários da internet".
A decisão obriga a Meta a bloquear todos os anúncios falsos que usam a Inteligência Artificial para se passar por Luciano Hang ou usem o nome, marca e imagem da Havan para enganar os consumidores.
Caso a Meta não cumpra a determinação, a multa poderá alcançar R$ 20 milhões.