Serão oferecidas 40 vagas para magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina
A Academia Judicial lançou o curso Neurociência e Análise Comportamental Aplicadas ao Interrogatório no Ambiente Judicial, que será realizado no período de 4 a 13 de novembro na modalidade virtual síncrona, através da plataforma Zoom.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O curso, com carga de 20 horas, é destinado a magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina, e as vagas remanescentes serão ofertadas a servidores que atuam como assessores de gabinete, assessores e secretários jurídicos e oficiais de gabinete. Não há nenhum pré-requisito para participar do curso.
O curso será ministrado por Thompson Cardoso, engenheiro civil, pós-graduado em gestão estratégica para prevenção da violência, professor de inteligência policial da Academia Superior de Polícia Civil, de Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público e da Escola Superior do Ministério Público. Cardoso também é consultor em veracidade e inteligência empresarial e possui cursos com a Inteligência Policial Norte-Americana (FBI) e com Ray Bull, consultor da New Scotland Yard e maior autoridade da Europa em entrevistas e interrogatório.
A análise do comportamento de todas as partes (vítimas, réus, peritos, assistentes técnicos e testemunhas) durante a audiência é o conceito basilar do curso.
Ela é pautada em parâmetros técnicos e contextualizados, em especial da comunicação não verbal dos depoentes, tendo igualmente por base a análise do discurso. Entre as ferramentas que serão utilizadas para esta dinâmica estão a de monitoramento da realidade, através da qual o magistrado conseguirá identificar contradições insuspeitas e falsas memórias, o garimpo comportamental e a análise das emoções. O curso transitará por explanações expositivas, práticas e vivenciais. Acesse a programação completa.
São ofertadas 40 vagas, e o período de inscrições vai de 13 a 16 de outubro para magistrados e de 14 a 16 de outubro para o restante do público-alvo. As inscrições devem ser feitas na página da Academia Judicial.