Empresa surgiu em 1981, em Tubarão, quando João Correa Bitencourt e o irmão tinham uma oficina de conserto de carros e caminhões
A Bite Peças e Tintas é uma empresa sólida de Tubarão, que surgiu em 1981, quando João Correa Bitencourt tinha uma oficina de conserto de carros e caminhões – chapeação e pintura – junto com seu irmão, no Bairro Humaitá de Cima.
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Naquela época os materiais eram escassos e havia dificuldade para encontrar as peças de reposição. Existiam duas lojas em Tubarão, mas ficavam longe, no outro lado da cidade, na Margem Direita.
Então era necessário ter alguém só para ir buscar as peças e de bicicleta. Foi quando ele teve a ideia de juntar um dinheiro para investir em peças. Desta forma, quando surgia a necessidade ele já contava com os materiais.
Ao conseguir colocar a ideia em prática, outros mecânicos começaram a pedir emprestado para o senhor João peças que eventualmente precisavam. Mas alguns se acomodavam, e quando o senhor João precisava dos itens emprestados estava sem estoque.
Foi quando ele começou a vender peças, comprando em maior quantidade para conseguir um melhor preço. A partir deste momento, construiu uma casa bem pequena de 3 por 3 metros e chamou o filho mais velho, Marcelo, à época com nove anos de idade, para ajudar a cuidar da pequena loja.
O estabelecimento foi crescendo aos poucos. Um ano após a abertura, ele começou a ampliar e focou nas vendas. Depois, conseguiu se mudar para um terreno na esquina da Avenida Centenário – a principal da cidade – o empreendimento começou a crescer mais rápido, aumentou ainda a gama de produtos e seguiu nesse desenvolvimento.
A primeira filial em Criciúma foi aberta em 2014. Como passar dos anos, a loja da capital carvoeira também ficou pequena e então houve um movimento parecido ao anterior. Mudou-se para um endereço mais bem localizado, situado em uma esquina da Avenida Centenário, no Bairro Santo Antônio, com uma estrutura física bem maior.
Sempre seguindo o segmento de produtos de pintura para automóveis, caminhões, indústria de insumos de pintura e auto peças, focada para o setor de colisão. Desde vidros de carros, para-brisas, borrachas, para-choques, capôs, para-lamas e toda a parte da lataria faziam parte de seu estoque.
Além disso, a Bite também oferece peças da linha de montagem, como fechaduras e outras peças e acessórios usados em acabamentos. Essa variedade de produtos soma hoje algo em torno de 25 mil itens para diversos tipos de veículos.
Para a conquista dessa expansão constante e de bem atender a todos os tipos de clientes, ao longo da jornada, apesar de algumas crises financeiras da economia do país, a administração sempre priorizou a atualização do modelo de mercado.
“Estamos continuamente nos adaptando com base no perfil de nossos clientes e suas demandas. Uma estratégia que meu pai sempre utilizou: de observar o cliente e o mercado – e seguimos à risca aqui na empresa”, explica o outro filho, Dhiego Wanderlind Bitencourt, que hoje está à frente dos negócios.
Segundo o jovem empresário, o objetivo principal sempre é poder atender o cliente. “Buscamos manter uma relação próxima para entender as reais necessidades de nosso público”, completa.
Público-alvo
O consumidor final, geralmente proprietários de carros e caminhões, gosta de fazer as reparações e melhorias, que muitas vezes executam até mesmo em casa. E há também o público de empresas especializadas neste tipo de serviço, como as funilarias de automóveis e caminhões, além de transportadoras. Elas compram as peças na Bite Peças e Tintas.
Até mesmo outras lojas, de menor porte, adquirem diversas peças, por contar com a pronta-entrega e qualidade, quando a Bite atua como distribuidora para esses empresários que contam com políticas diferenciadas. “O mercado de seguradoras também cresceu bastante e é outro perfil de clientela da Bite”, informa Dhiego.
Área de atuação
Para suprir essas demandas diversas, a Bite conta com as lojas físicas, atendimento virtual e garante cobertura em um grande raio de atuação.
“Atendemos de Garopaba a Araranguá. E também no interior, como Urussanga, Lauro Müller, entre outros municípios. E nestas regiões todas efetuamos entrega própria todos os dias. Isso nos proporciona um diferencial, pois é uma facilidade para clientes que entram em contato, muitas vezes por telefone, e nós realizamos a entrega nessas diferentes cidades”, descreve Dhiego.
Mas, de acordo com o empreendedor, o e-commerce ajuda bastante, pela grande quantidade de peças que são bastante específicas para cada tipo de veículo.
“Através da loja virtual é possível realizar a pesquisa e encontrar o material apropriado. E quando surgem dúvidas, acontece bastante de realizarmos essa orientação por telefone. Ainda assim, ocorre também uma considerável quantidade de vendas online”, relata Dhiego.
A empresa tem vários funcionários em posições estratégicas, em cargos de confiança que ajudaram muito na trajetória e contribuem bastante para o sucesso do negócio. E novos integrantes que vão chegando na equipe com a prosperidade do negócio. “Meu pai sempre foi visionário”, enaltece Dhiego.
Momento marcante do pai
Dhiego relembra com orgulho a história profissional do pai, quando o senhor João fez 18 anos e teve a experiência de trabalhar em Joinville. Ele considera que foi muito importante, porque antigamente era bem difícil desenvolver uma estrutura para uma empresa sólida.
“Ele ficou uns três anos no Norte do Estado até que meu tio o convidou para tocar um açougue em Tubarão. Veio a enchente e o negócio acabou. Então ele pensou em comprar um caminhão e se cadastrou para ajudar a limpar a cidade. Trabalhou também na construção da Avenida Centenário em Criciúma, depois começou a fazer serviços para terceiros, mas não dava mais tanto retorno. Com a experiência conquistada em Joinville, onde ele atuou como mecânico em oficina de automóveis, percebeu que seria uma boa ideia de montar a empresa com meu tio, que depois foi ramificada”, detalha.
O tio ficou com a oficina e João focou na loja Bite Peças e Tintas, atualmente sólida no mercado. “Ele começou justamente pela visão e oportunidade que ele observou. E estamos já há 42 anos no mercado”, salienta Dhiego, ao revelar que a empresa conta com aproximadamente 2,5 mil clientes ativos, sem considerar os consumidores que acabam não sendo cadastrados.
“Nossa visão é consolidar a empresa em todo o Sul de Santa Catarina. Pretendemos ter mais duas ou três lojas para garantir maior atuação em regiões que já atendemos, como Araranguá, Imbituba e Urussanga”, antecipa Dhiego.
Só nas lojas Bite de Tubarão e Criciúma são 110 postos de trabalho oferecidos pela empresa.
Estrutura
A estrutura física da matriz, somando loja e depósito, conta com aproximadamente 3.000 m². A partir da inauguração da loja em Criciúma são mais 2.000 m² – espaço e investimento em estoque robustos para sempre atender aos diversos públicos que impulsionam o negócio familiar.
Grandes marcas
A consistência conquistada ao longo dos anos também é revertida em sólida relação com parceiros importantes da indústria automotiva de marcas consagradas, como, por exemplo, a 3M, Sherwin Williams e Anjo Tintas.
Assim como empresas que fornecem as peças para as montadoras, como a Pilkington e Saint Gobain especializadas em vidros – o que garante a disponibilização de produtos originais para casos de reposição, mantendo a mesma qualidade do bem já adquirido pelo cliente.
“O volume de vendas concentrado em produtos desses parceiros de peso compõe uma importante engrenagem, que pesquisa valores mais interessantes na aquisição destes produtos, com essa margem de vantagem chegando na ponta final que são nossos consumidores”, destaca Dhiego.
Há casos ainda em que a Bite entrega além de alta qualidade, com rapidez e segurança, o serviço para a execução da reposição necessária. Como é o caso dos vidros adquiridos na empresa que são disponibilizados com instalação gratuita. “Nesse caso, nós oferecemos a substituição gratuita tanto em Tubarão quanto em Criciúma”, informa.
Família supera desafios, inspirada no trabalho
O empresário João Correa Bittencourt construiu essa sólida história de vida e trabalho ao lado de sua esposa, Teresa Wanderlind Bitencourt, que também trabalha na empresa.
Eles tiveram três filhos, Marcelo, Michela e Dhiego. O mais velho trabalha na área do Direito; Michela também chegou a trabalhar na loja, mas precocemente desenvolveu um câncer que ceifou sua vida aos 20 anos.
Neste difícil e desafiador período, a mãe, Teresa, mergulhou nos negócios como forma de superar a dor que a ausência da filha lhe causava.
O senhor João nos dias atuais é consultado nas decisões importantes, mas não tem mais tanto envolvimento nas tarefas de rotina, como explica o caçula, Dhiego.
“O meu pai sempre foi um exemplo, sempre pensou no futuro e procurou soluções estratégicas para manter o sucesso do negócio. A palavra dele é sempre ‘prioridade’ quando pensamos em expandir, investir ou tomar qualquer ação inovadora”, frisa Dhiego.
*Matéria publicada na edição de outubro/novembro de 2023 - Texto: Joyce Santos.