Estrutura foi construída com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade ao Parque dos Imigrantes
Representando a união de passado e futuro, a Passarela dos Imigrantes foi entregue à comunidade na noite da última quinta-feira, 12 de dezembro, no grande distrito do Rio Miana, em Criciúma.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A estrutura metálica de 170 metros de extensão foi construída sobre a rua José Jerônimo Mateus e a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), para facilitar o acesso de pedestres ao Parque dos Imigrantes e ao Memorial Nikola Tesla. A inauguração contou com apresentações de artistas locais e com a chegada do Papai Noel.
“Esse é mais um ponto turístico de Criciúma, uma obra extraordinária. Não é apenas a Passarela dos Imigrantes, é o que liga o comércio a uma área que era totalmente abandonada, que hoje chamamos de Parque dos Imigrantes. Deste solo saiu a riqueza que fez da nossa cidade referência a nível estadual e nacional. Esta cidade, que nasceu menina e teve o berço plasmado em carvão, e hoje é uma aurora brilhante de uma nova e feliz geração”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O novo cartão-postal da cidade foi construído ao lado do Parque dos Imigrantes, um símbolo de recuperação ambiental em Criciúma. Das marcas do carvão, nasceu uma grande área verde com ambientes de lazer, prática de exercícios físicos e destinados à realização de eventos culturais, além de valorizar a tradição italiana, por meio do casarão que abriga a atafona, movida por uma roda d’água.
Recentemente, o complexo recebeu novos incentivos voltados ao desenvolvimento sustentável e tecnológico, com a Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla, destinados, respectivamente, à produção de energia limpa para as 62 escolas da rede municipal de ensino e à geração de conhecimento para estudantes e população. O local é um tributo ao engenheiro e inventor que revolucionou a transmissão de energia elétrica.
A Passarela dos Imigrantes conecta a rua Dionysio Steiner, transversal à Avenida dos Imigrantes, aos equipamentos municipais. O primeiro lote das obras compreendeu a estrutura em concreto armado para, posteriormente, ser instalada a passarela metálica.
O investimento para a execução dos trabalhos foi de R$ 2 milhões, com recursos viabilizados pela deputada federal Geovania de Sá.
Atrações artísticas
A noite iniciou com o show da cantora Isabeli Moro e do gaiteiro Raul Brogni Rampinelli. Durante a inauguração, o público foi surpreendido com a apresentação da Associação Coral de Rio Maina, com um espetáculo de Natal no alto da passarela iluminada.
A chegada do Papai Noel no novo cartão-postal da cidade encerrou a noite, contagiando o público com alegria e espírito natalino.