Investigação foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
A informação foi divulgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) - Foto: Flickr O caso de gripe aviária em um quero-quero, que estava sendo investigado em Garopaba, foi descartado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A notificação foi feita pela Vigilância Epidemiológica na última quarta-feira, 21 de maio, e o caso foi descartado na quinta-feira.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A informação foi divulgada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Além de Garopaba, ainda nessa quinta-feira, o Ministério da Agricultura e Pecuária também descartou outros dois casos de gripe aviária em Santa Catarina, nos municípios de Chapecó e Ipumirim. No momento, o único caso que ainda segue em análise laboratorial é o de uma galinha-doméstica registrado no município de Concórdia.
Embora já tenha sido descartado por gripe aviária, a médica veterinária e presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, informou que o caso de Ipumirim ainda continuará em investigação, pois outras amostras serão coletadas para que o Ministério da Agricultura e Pecuária consiga fazer o diagnóstico de qual patologia se encontrava o animal localizado no município.
“Até o momento, Santa Catarina continua com os status livre de influência aviária em agricultura comercial. Porém, sempre em caso de sintomas respiratórios ou nervosos, precisamos ser acionados. Informamos que o consumo de aves e ovos é seguro e não representa nenhum risco ao consumidor final”, ressaltou.
Migração das aves
Além disso, conforme a presidente, o aumento das suspeitas já era esperada para o mês de maio, pois é o momento que ocorre o processo de migração das aves livres da Patagônia. “Entretanto, ainda são poucos casos e estamos atendendo e monitorando todos. Solicitamos que as pessoas, principalmente, os agricultores mantenham distância dos animais e realizem as medidas necessárias”, afirmou Celles.