Eduardo Moreira, João Marcelo e Paulo de Tarso Medeiros, durante reunião na ultima terça-feira, em Florianópolis - Foto: Divulgação/Revista Única O MDB de Tubarão bateu o martelo e chancelou o nome do advogado João Marcelo Fretta Zappelini, o Joma, para ser o nome do partido para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A pré-candidatura ganhou força nesta semana após uma série de conversas com lideranças estaduais, entre elas o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, e é tratada como um projeto sem volta.
Nos bastidores, chegou a ser cogitada a possibilidade de o ex-dele Edinho Bez assumir a condição de pré-candidato. Posteriormente, houve articulações envolvendo o nome de uma de suas filhas como alternativa.
No entanto, após diálogo e avaliação estratégica, o diretório municipal do MDB de Tubarão optou por consolidar o apoio a João Marcelo, entendendo que o seu nome reúne as condições políticas necessárias para liderar o projeto regional da sigla.
Um dos pontos considerados decisivos foi a viabilidade do seu nome na região. Além das articulações políticas em nível estadual, João Marcelo já conta hoje com uma base consolidada e forte em praticamente todos os municípios da Amurel, o que reforçou a confiança do partido na construção de uma candidatura competitiva.
A estratégia também prevê uma dobradinha com o pré-candidato a deputado estadual Jorge Kock, fortalecendo o palanque regional do MDB e ampliando a capilaridade do projeto eleitoral.
O movimento teve o aval do presidente estadual do MDB em Santa Catarina, Carlos Chiodini, que acompanhou as tratativas e garantiu apoio à consolidação do projeto na região após conversa entre os dois.
No Diretório Municipal de Tubarão, o nome de João Marcelo foi consenso e aprovado de forma unânime, consolidando a unidade interna do partido. A avaliação é de que a pré-candidatura unifica lideranças e fortalece o MDB local e regionalmente.
Com cerca de 360 mil habitantes, a Amurel passa a ter um projeto estruturado visando representação na Câmara Federal, dentro de uma estratégia mais ampla do MDB para 2026.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS