A noite desta sexta-feira, 17 de outubro, será marcada por uma solenidade especial em Tubarão. A entrega da Comenda Municipal do Mérito Willy Zumblick, a mais alta honraria concedida pelo município, acontece a partir das 20h, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O evento reunirá autoridades, lideranças regionais e representantes de diversos setores da sociedade. Entre os homenageados deste ano estão o presidente da Copagro, Dionísio Bressan Lemos, o governador Jorginho Mello e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia.
A presença do governador Jorginho Mello reforça a importância da homenagem, que leva o nomo do artista tubaronense Willy Zumblick, símbolo da cultura e da identidade da cidade.
Comenda Willy Zumblick
A Comenda Willy Zumblick reconhece personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Tubarão e de Santa Catarina. A cerimônia é promovida pela Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
O governador Jorginho Mello (PL) segue fortalecendo sua base política e ampliando as alianças em torno do projeto de reeleição. Na última quinta-feira, 09 de outubro, durante o anúncio de uma importante obra na Beira-Mar de São José, ele selou o apoio do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Sem dúvida, ao levar em consideração que o prefeito reeleito se credenciou em São José e por estar em um centro político importante, é mais um nome de peso do PSD que decide caminhar ao lado do governador.
A adesão de Orvino se une a outro prefeito expressivo, como o de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), que já havia sinalizado apoio a Jorginho. O movimento reforça a leitura de que a pré-candidatura de João Rodrigues - nome que tenta se firmar como o nome do PSD na disputa pelo governo - encontra resistência dentro do próprio partido.
Apesar de João Rodrigues seguir afirmando publicamente que será candidato, a falta de adesão de lideranças de colégios eleitorais relevantes dentro da sigla enfraquece seu projeto.
Ainda que São José não figure entre os maiores redutos eleitorais de Santa Catarina, o apoio do prefeito soma politicamente e reforça a percepção — já apontada por pesquisas recentes — de que Jorginho Mello entra na disputa com favoritismo e chance real de vitória em primeiro turno.
O gesto de Orvino é mais do que um apoio pontual, é um sinal claro de que o governador vem conseguindo consolidar uma ampla frente de alianças, com nomes de fora do PL, e de que o cenário eleitoral de 2026 começa a se desenhar com vantagem para quem já está no comando do governo estadual.
Apesar de as alianças ainda não estarem 100% definidas, não é prematuro apostar numa ampla frente de apoio ao projeto do atual governador. MDB, Progressistas e Republicamos dificilmente não estarão na coligação, que tende a aglutinar, pelo menos, mais dois partidos.
Mas, como na vida nem tudo são flores, Jorginho terá de ser habilidoso na composição ao Senado para não perder nenhum desses partidos de ponta.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.