Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
25 °C
14 °C
Início . Blogs e Colunas .Fabiano Bordignon

Eleições 2024: o que penso sobre coligações 

Por Fabiano Bordignon
28/08/2024 - 11h00.Atualizada em 29/08/2024 - 11h04
Arte: Revista Única

É sempre um argumento - que na minha visão não se sustenta –adversários focar críticas em candidatos que têm o maior número de partidos em uma composição partidária.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Minha opinião sobre o tema vai na contramão. Penso que, quando um determinado candidato possui um maior número de partidos, em torno de sua candidatura, há uma adesão maior ao seu projeto. São mais pessoas que se identificam com suas propostas – com seu plano de governo.

Levar informações em portal de notícias – meio de comunicação que acelerou a extinção dos jornais impressos pela instantaneidade e possibilidade de ilustrar ainda mais as matérias com vídeos, no exato momento de determinada matéria – requer objetividade.

Nesse sentido, finalizo minha tese seguindo na contramão de mais duas ponderações. Ter maior número de coligação, também não significa ter que lotear a prefeitura, afinal a engrenagem precisa de um determinado número de pessoas para girar. Com ou sem partidos coligados esse número de pessoas inevitavelmente terá de ser designado.

Faço uma reflexão em relação ao governo do ex-prefeito de Tubarão Olavio Falchetti em Tubarão. Venceu as eleições em 2012, sozinho, sem coligação, e não conseguiu fazer um bom governo.

O saudoso cantor e compositor Raul Seixas – sempre muito à frente de seu tempo – foi muito sábio em uma das frases de sua música “Por quem os sinos dobram”:

- Nunca se vence uma guerra lutando sozinho...
 

Venda da Unisul é um tema sugestivo para o debate entres os candidatos a prefeito

Por Fabiano Bordignon
27/08/2024 - 18h55.Atualizada em 27/08/2024 - 19h07
Bloco sede da Unisul - Foto: Divulgação

Um tema muito sugestivo e pontual que sugiro aos candidatos a prefeito de Tubarão é o debate em relação à venda da carteira de estudantes da Unisul para o Grupo Ânima.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Com a negociação concretizada em 2021, é muito justo perceber a perda de finalidade da Fundação – atualmente InoversaSul. A universidade foi instituída para promover ensino, não a cobrança de aluguéis do próprio patrimônio para manter poucos cargos com elevados salários.

É indispensável para a sociedade ter uma proposta clara dos candidatos sobre qual será o futuro de toda essa estrutura – boa parte deteriorada e ociosa.

Se ela continuará sendo gerida pela Fundação, que, repito, ao vender a carteira de estudantes ela perde sua finalidade ou se há algum projeto específico para destituí-la, por exemplo, e pôr em votação um projeto de lei na Câmara de Vereadores para que esses imóveis retornem como bens ao município.

Há uma série de acomodações que poderiam hospedar diversas secretarias e, inclusive, cito a estrutura abandonada do antigo prédio da pós-graduação. Lá, poderia se tornar a nova sede da própria Câmara, sem a necessidade de investir tão alto para a construção de uma nova casa.

É um tema que não apenas tenho sido favorável em minhas posições. É uma ressonância que ouço diariamente no meio empresarial e cívico-populacional - unânime.

Negociação

No dia 21 de janeiro foi anunciada a aquisição integral da Unisul pelo grupo Ânima Educação, um processo que começou em novembro de 2019, após assinado o contrato de opção de compra. Em 2021, após dez meses de co-gestão, a Unisul se tornou mais uma universidade a integrar o Ecossistema Ânima, que possui instituições em sete estados brasileiros.
 

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR