Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
25 °C
14 °C
Início . Blogs e Colunas .Fabiano Bordignon

Justiça adia decisão sobre revogação de prisão do prefeito Salvaro

Por Fabiano Bordignon
05/09/2024 - 13h20.Atualizada em 05/09/2024 - 13h29

Após o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD) ter sido preso preventivamente em decorrência da “Operação Caronte”, na última terça-feira, 03 de setembro, a primeira decisão sobre a revogação do caso foi adiada para a próxima quinta-feira, 12 de agosto.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Salvaro está recluso no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí e, de acordo com informações de seus advogados, havia uma expectativa para que a isso pudesse acontecer nesta quinta-feira, 05 de setembro, porém, um desembargador pediu vista ao analisar o processo.

O envolvidos na operação foram denunciados, no dia 20 de agosto, pelos crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular envolvendo a concessão de serviço funerário na cidade de Criciúma.

“Operação Caronte”

Intitulada "Operação Caronte", o nome faz alusão ao barqueiro de Hades (mitologia grega), que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aquerante, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.  

Aqueles que não tinham condições de pagar certa quantia, ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos.

Direito de resposta concedido a InoversaSul

Por Fabiano Bordignon
02/09/2024 - 15h13.Atualizada em 02/09/2024 - 15h25
Foto: Divulgação

A direção da InoversaSul se pronunciou por meio de direito de resposta, após o blog ter publicado, no último dia 27 de agosto, o texto  "Venda da Unisul é um tema sugestivo para o debate entres os candidatos a prefeito". Consta que o material foi enviado na manhã do último domingo, 01 de setembro, e visualizado nesta segunda-feira, 02 de setembro, no número de WhatsApp da redação.

Leia a seguir, a íntegra do direito de resposta:

Esclarecimentos notícia veiculada pela Revista única – 28/08/24

Inicialmente, é de conhecimento público e notório, que Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, foi objeto de negociação denominada transferência de mantença para a Sociedade de Educação Superior e Cultura Brasil S.A., empresa controlada pela Anima Holding S.A.

O negócio jurídico datado de 13 de novembro de 2019, foi acompanhado por todos os órgãos de controle e de fiscalização, e formalmente aprovado pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

É importante esclarecer que se a Fundação tivesse perdido sua finalidade, como sugere a notícia, o negócio jurídico não teria sido aprovado pelo órgão ministerial e a Fundação, então denominada Fundação UNISUL teria sido extinta. 

Fato é que não houve a extinção da Fundação, que desde dezembro de 2022 passou a se chamar InoversaSul, e que segue desenvolvendo atividades relevantes para Tubarão e região.

O portal de transparência https://www.inoversasul.org/transparencia/ apresenta todas as informações fundacionais e lá se pode conhecer o Estatuto fundacional que declara quais as finalidades da InoversaSul.

A principal atividade permanece sendo a educação, por meio do Colégio DEHON que possui mais de 2 mil alunos. A Fundação também se dedica aos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção, produção e difusão de conteúdos em plataformas multimídia, por meio da UniTV.

Além disso, a InoversaSul desenvolve a pesquisa científica, promovendo o estímulo à Inovação, Ciência e Tecnologia, atuando como estimuladora de centros de pesquisa, desenvolvimento, inovação e de parques e polos tecnológicos no País.

Inclusive, na nesta semana será inaugurado o Escritório de Projetos da Fundação, voltado justamente ao cumprimento desta finalidade institucional e nas semanas seguintes, com apoio e forte envolvimento institucional, juntamente com múltiplas forças representativas da sociedade civil e empresarial, estará sendo entregue ao ecossistema de inovação regional da AMUREL, em Tubarão, o Centro de Inovação - Sigma Parque.

Com relação aos imóveis da Fundação, esclarece-se estarem todos ocupados, seja pelo Colégio DEHON e pela TV Educativa, seja pela UniSul, por meio de contrato de locação firmado com a Anima Educação, portanto com destinação específica e rentável, todos com plano permanente de manutenção e conservação, além de receberem investimentos estruturais constantes.

Falar em ocupação dos imóveis da Fundação de forma gratuita por órgãos públicos evidencia o completo desconhecimento dos aspectos jurídicos aplicáveis ao tema, especialmente porque se trata de pessoa jurídica de natureza privada, que depende da produção de resultados e não recebe subsídios públicos.

O presente esclarecimento se faz necessário para que sejam afastadas as especulações e acusações veladas, destituídas de fundamento, que objetivam apenas denegrir a imagem da Fundação e prejudicam sua reputação. 

Ao transferir a mantença da universidade, a Fundação não alterou sua missão educacional. Educação é algo muito maior e compreende toda atividade direcionada a transmitir e promover conhecimentos, propiciar uma melhor compreensão do mundo e atuar para a melhoria da sociedade.

Em seu novo ciclo de vida, revitalizada, a Fundação continua desempenhando suas finalidades, de forma mais ampla e segue contribuindo para a melhoria social.
 

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR