Todo passo futuro político sempre passa pela eleição anterior. Essa articulação é uma premissa para quem pensa em disputar qualquer eleição.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No último dia 06 de outubro, as urnas deram a vitória aos prefeitos e vereadores. De olho em 2026, não podemos esquecer que os deputados federais, senadores, governadores e o presidente da República, acompanharam de perto as disputas.
Em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) saiu muito fortalecido. O seu partido elegeu 90 prefeitos, seguido por MDB – 69, Progressistas – 53 e PSD – 41 prefeitos.
Meio irônico até, o PSDB elegeu – 13, o União Brasil – 9, o PT – 7, o Republicanos – 4, Novo e Podemos – ambos 3, e o Cidadania conseguiu a eleição de 2 prefeitos no Estado.
O caminho para a reeleição de Jorginho Mello teve uma importante aresta após as eleições de domingo. Claro que situações até lá precisam ser cumpridas – não prometer “terreno na lua” e cuidados importantes sempre devem estar em alerta.
Essa constatação não se resume apenas ao PL ter sido o grande vitorioso, mas porque o PSD, que tem se preparado para tentar bater de frente, ficou atrás do MDB e Progressistas, dois partidos que atualmente integram a base de apoio no governo estadual.
Jorginho Mello venceu com folga o primeiro embate.
Além de assuntos pontuais que envolvem a futura gestão do prefeito eleito em Tubarão, Estêner Soratto (PL), a partir de janeiro, um tema despertou a minha atenção, na manhã desta segunda-feira, 07 de outubro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante entrevista coletiva à imprensa, Soratto foi afirmativo ao mencionar que buscará nas eleições de 2026 um substituto do partido para sua vaga de deputado estadual.
Soratto antecipa que pretende deixar sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no próximo dia 18 de dezembro, véspera do recesso parlamentar. "Vamos ter candidato a deputado estadual em 2026 e vou torcer para que seja de Tubarão”, reiterou.
O futuro prefeito de Tubarão tem sido o principal protagonista do PL na Amurel. Nestas eleições, ele participou diretamente na construção de candidaturas do partido.
O PL disputou a prefeitura em 15 cidades da região, elegeu sete prefeitos. O Progressistas,venceu cinco das 11 disputadas.
O MDB, o Republicanos, o PSD, o Podemos e o PT conseguiram as demais – um cada um.
:: Leia também:
Soratto fala sobre UPA 24h, gestão, secretariado e InoversaSul - Revista Única (lerunica.com.br)
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.