O vereador eleito pelo MDB de Tubarão, Itamar Vieira, o Maduro, é um exemplo de perseverança a ser seguido. Sempre filiado ao partido – nunca mudou – seu objetivo de chegar à Câmara de Vereadores “passou por poucas e boas”.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Nas eleições de 2020, ele perdeu a única vaga conquistada pelo MDB para o vereador José Luiz Tancredo por apenas 21 votos. Maduro fez 640 contra 661 de Tancredo.
Mas, nas eleições deste ano, sua quinta tentativa de ser vitorioso após o pleito se confirmou. Maduro foi o único candidato a vereador do partido eleito com 895 votos – 14 a mais que o primeiro suplente Heitor Wensing. O advogado e professor da Unisul somou 881 votos.
Além do prefeito eleito Estêner Soratto (PL), o atual prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes (PSD), sai muito fortalecido após as eleições deste ano.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O PSD elegeu a maior bancada na Câmara de Vereadores. São cinco vereadores, Valdir Antunes (Barba), Everson Martins, Fabiano do Sertão, Rafael Tchê, e Diego Goulart.
Cascaes teve ainda participação direta na articulação que resultou na coligação com a indicação e manutenção de Denis Matiola (PSD), vice na chapa. Mas algo mais importante é muito valioso na política – palavra.
Essa característica que muitas vezes é ausente no meio, é sempre um diferencial para políticos vencedores. E Jairo Cascaes tem essa qualidade, afinal teve sempre um importante aliado e conselheiro que, a exemplo dele, cultiva essa virtude – o deputado estadual e colega de partido, Julio Garcia.
Para ter uma dimensão do desempenho imponente do PSD de Tubarão no último dia 06 de outubro, os candidatos a vereador do partido somaram aproximadamente 15 mil votos.
Essa votação superou com larga vantagem a obtida em 2020, quando os pessedistas fizeram 9.054 votos para o Legislativo, e elegeram três vereadores. Entre eles, o próprio prefeito Jairo Cascaes, seguido por Nilton de Campos e Jean Abreu Machado – vice de Carlos Stüpp – derrotado nas eleições deste ano.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.