Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C
Início . Blogs e Colunas .Fabiano Bordignon

STF transforma julgamento do 8 de janeiro em circo de um só palhaço

Por Fabiano Bordignon
11/09/2025 - 18h28

O julgamento dos principais envolvidos, segundo o STF, nos atos de 8 de janeiro mais parece uma pantomima reduzida a uma única figura: o palhaço. Se fosse um circo de verdade, ao menos haveria diversidade de atrações — malabaristas, trapezistas, mágicos — e o público teria algo além da repetição cansativa.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Mas nesse espetáculo encenado pelo Supremo, tudo se resumiu a uma encenação forçada, sem equilíbrio, sem pluralidade, sem justiça plena. Foi um dos julgamentos mais rápidos da história, atropelando até mesmo o direito a uma defesa legítima, mais contundente, que é a base de qualquer tribunal sério.

Após a deliberação e o voto dos cinco magistrados da Primeira Turma, o placar ficou 4 votos a favor contra 1, apontando para a condenação do principal nome nesse contexto, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Resta saber agora como serão os próximos passos, tendo em vista as anuâncias jurídicas que ainda podem definir os rumos desse julgamento.

Soratto paga as contas hoje para colher resultados amanhã

Por Fabiano Bordignon
08/09/2025 - 22h45

Me perguntaram o que eu acho do atual governo Soratto. Minha leitura talvez seja leiga, mas procuro opinar da forma mais coerente possível, sem a pretensão de ter razão absoluta. É simples: acredito que o governo dele vai decolar no ano que vem.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Explico. Apesar das medidas impopulares que foram tomadas até aqui – e cito como exemplo a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro ao funcionalismo público e o corte de gratificações e diminicao de cargos de comissionados - entendo que são atitudes de responsabilidade na gestão.

Se hoje o município está conseguindo pagar em dia, é porque está aumentando receita e ao mesmo tempo sanando heranças deficitárias deixadas em 2024. Isso, para mim, é fazer gestão.

Além disso, somam-se os recursos já carimbados para aplicação em obras. Portanto, a partir de 2026, acredito que o governo Soratto começará, de fato, a aparecer e mostrar resultados visíveis.

Faço até uma provocação: se eu estiver errado, me cobrem no futuro. Porque, no fim das contas, sempre vi “pagar boleto” como uma questão de responsabilidade. O prefeito está pagando. Eu também pago.

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR