A direção da InoversaSul se pronunciou por meio de direito de resposta, após o blog ter publicado, no último dia 27 de agosto, o texto "Venda da Unisul é um tema sugestivo para o debate entres os candidatos a prefeito". Consta que o material foi enviado na manhã do último domingo, 01 de setembro, e visualizado nesta segunda-feira, 02 de setembro, no número de WhatsApp da redação.
Leia a seguir, a íntegra do direito de resposta:
Esclarecimentos notícia veiculada pela Revista única – 28/08/24
Inicialmente, é de conhecimento público e notório, que Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, foi objeto de negociação denominada transferência de mantença para a Sociedade de Educação Superior e Cultura Brasil S.A., empresa controlada pela Anima Holding S.A.
O negócio jurídico datado de 13 de novembro de 2019, foi acompanhado por todos os órgãos de controle e de fiscalização, e formalmente aprovado pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina.
É importante esclarecer que se a Fundação tivesse perdido sua finalidade, como sugere a notícia, o negócio jurídico não teria sido aprovado pelo órgão ministerial e a Fundação, então denominada Fundação UNISUL teria sido extinta.
Fato é que não houve a extinção da Fundação, que desde dezembro de 2022 passou a se chamar InoversaSul, e que segue desenvolvendo atividades relevantes para Tubarão e região.
O portal de transparência https://www.inoversasul.org/transparencia/ apresenta todas as informações fundacionais e lá se pode conhecer o Estatuto fundacional que declara quais as finalidades da InoversaSul.
A principal atividade permanece sendo a educação, por meio do Colégio DEHON que possui mais de 2 mil alunos. A Fundação também se dedica aos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção, produção e difusão de conteúdos em plataformas multimídia, por meio da UniTV.
Além disso, a InoversaSul desenvolve a pesquisa científica, promovendo o estímulo à Inovação, Ciência e Tecnologia, atuando como estimuladora de centros de pesquisa, desenvolvimento, inovação e de parques e polos tecnológicos no País.
Inclusive, na nesta semana será inaugurado o Escritório de Projetos da Fundação, voltado justamente ao cumprimento desta finalidade institucional e nas semanas seguintes, com apoio e forte envolvimento institucional, juntamente com múltiplas forças representativas da sociedade civil e empresarial, estará sendo entregue ao ecossistema de inovação regional da AMUREL, em Tubarão, o Centro de Inovação - Sigma Parque.
Com relação aos imóveis da Fundação, esclarece-se estarem todos ocupados, seja pelo Colégio DEHON e pela TV Educativa, seja pela UniSul, por meio de contrato de locação firmado com a Anima Educação, portanto com destinação específica e rentável, todos com plano permanente de manutenção e conservação, além de receberem investimentos estruturais constantes.
Falar em ocupação dos imóveis da Fundação de forma gratuita por órgãos públicos evidencia o completo desconhecimento dos aspectos jurídicos aplicáveis ao tema, especialmente porque se trata de pessoa jurídica de natureza privada, que depende da produção de resultados e não recebe subsídios públicos.
O presente esclarecimento se faz necessário para que sejam afastadas as especulações e acusações veladas, destituídas de fundamento, que objetivam apenas denegrir a imagem da Fundação e prejudicam sua reputação.
Ao transferir a mantença da universidade, a Fundação não alterou sua missão educacional. Educação é algo muito maior e compreende toda atividade direcionada a transmitir e promover conhecimentos, propiciar uma melhor compreensão do mundo e atuar para a melhoria da sociedade.
Em seu novo ciclo de vida, revitalizada, a Fundação continua desempenhando suas finalidades, de forma mais ampla e segue contribuindo para a melhoria social.
O presidente do diretório do MDB de Tubarão, vereador José Luiz Tancredo, poderá disputar a eleição do próximo dia 06 de outubro, como candidato a vereador. É que o radialista Reginaldo Osnildo desistiu de sua candidatura e o partido quer repor a vaga.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Em conversa com Tancredo, a coluna apurou que a decisão está em discussão com a Executiva e demais candidatos a vereador. Ele informou que até o próximo dia 05 de setembro - data limite para poder concorrer - a decisão será tomada.
Com a baixa de Osnildo, Tancredo faria reposição da vaga e o MDB manteria 16 candidatos à Câmara de Vereadores - número máximo permitido por sigla. Sua candidatura reforça a matemática para que os emedebistas possam eleger com mais chances dois candidatos.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.