Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
17 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Décio Lima é o maior cara-de-pau de SC

Por Cláudio Prisco Paraíso
14/11/2024 - 14h24.Atualizada em 14/11/2024 - 14h27
Décio Lima - Foto: Divulgação/Redes Sociais

O senhor Décio Nery de Lima, que foi candidato a governador e chegou ao segundo turno nas eleições de 2022, está usando o lamentável episódio do suicídio de um catarinense – cujos relatos indicam que se transformou numa pessoa perturbada – para fazer proselitismo político.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Ou melhor, pra fazer politicagem do mais baixo calibre.

Esforçando-se para parecer comovido, o petista pede “desculpas” ao povo brasileiro pelo episódio e fala em nome de Santa Catarina.

Quem deu procuração para Décio falar em nome de Santa Catarina? Mas o pior (veja o texto e o vídeo abaixo) é que ele ataca diretamente o PL, como se o fato de o suicida ter sido candidato a vereador, em 2020, fosse o fator decisivo para o ocorrido.

Vamos citar só mais um exemplo: quando outro perturbado, de orientação esquerdista, Adélio Bispo, tentou assassinar a facadas o então candidato Jair Bolsonaro, qual foi a posição dos petistas mineiros, paulistas, catarinenses, e a posição de Décio?

Décio Lima, o senhor é um hipócrita, um oportunista e não representa a esmagadora maioria dos catarinenses.

Certamente será candidato a governador em 2026. E certamente levará outra surra nas urnas porque simplesmente seu partido não tem a mínima moral para tratar sobre questões éticas, morais e comportamentais.

A esquerda está desesperada a ponto de usar uma tragédia pessoal e familiar para atacar o partido que representa a maioria dos catarinenses e brasileiros. Uma vergonha, Décio.

Aliás, o blog postou na última quarta-feira, 13 de novembro, uma fala do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança mostrando que o Judiciário é a bengala da esquerda sem votos, sem adesão e sem ideias.

Alguém tinha dúvida de que a esquerdopatia nacional usaria e usará o episódio à exaustão para fazer a mais rasteira politicagem?

O senhor Alexandre de Moraes, que faz parte da bengala canhota, já declarou que depois do suicídio do catarinense, não haverá qualquer de anistia. Parabéns a todos os envolvidos. O Brasil realmente voltou.

O MDB e o governo Jorginho

Por Cláudio Prisco Paraíso
13/11/2024 - 09h47.Atualizada em 13/11/2024 - 09h51

Talvez no final desta semana ocorra a definição de uma participação mais ampliada do MDB no governo Jorginho Mello.  O governador quer porque quer Antídio Lunelli e Carlos Chiodini no primeiro escalão.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

São dois nomes emedebistas de Jaraguá do Sul. Tudo leva a crer que a presença deles no secretariado será anunciada durante uma viagem de Jorginho Mello à cidade do Norte do estado. Ali, o empresário Jair Franzner, também emedebista, foi reeleito. 

É bem verdade que Carlos Chiodini disputou a eleição em Itajaí, chegando em terceiro lugar, já que transferiu o seu domicílio eleitoral para aquela que é a cidade com o maior PIB em Santa Catarina.

Mas qual a ideia da presença dos dois no colegiado? Primeiro dar mais peso ao primeiro escalão da gestão estadual. Afinal de contas, Antídio Lunelli é um empresário vitorioso.

Foi duas vezes prefeito de Jaraguá do Sul; ajudou na reeleição daquele que foi seu vice e que assumiu a prefeitura com a eleição do próprio Antídio à Assembleia em 2022, aliás, fazendo a terceira maior votação do Estado e a maior do MDB. 

Trânsito

Carlos Chiodini, também deputado federal reeleito, é um quadro que ganha espaço em Brasília. Conversa bem, é articulado. Trouxe recursos, especialmente para a área de infraestrutura, transportes, através do seu acesso ao ministro Renan Filho. 

Direita

O que, curiosamente, o deixou muito visado à luz da opinião pública catarinense, essencialmente  conservadora, até bolsonarista. Mas, vamos ficar no contexto conservador.

Lado errado

É perceptível que essa interlocução que Chiodini possui com o governo Lula, de alguma maneira, fez com que lideranças do próprio MDB, que ele preside,  mas está momentaneamente de licença, torcessem o nariz. 

Base

Por isso, a permanência dele em Santa Catarina tem, também, como objetivo consolidar a sua presença em Itajaí, onde já fixou residência, bem como potencializar seu projeto de reeleição.

Direita, volver

Aliás, projeto esse em torno do qual Itajaí terá um papel fundamental, mas também será importante uma maior vinculação de Chiodini com o governo estadual, que é liberal, na figura de Jorginho Mello, intimamente ligado a Jair Bolsonaro.

Canal

Carlos Chiodini permanecendo em Santa Catarina, além de buscar essa aproximação maior com as lideranças conservadoras de dentro e de fora do MDB, ele também poderá fazer uma interlocução em favor do governo Jorginho Mello em Brasília pelos canais que abriu nessa primeira metade da legislatura. 

Liberal

Mas, os movimentos serão na direção de não se vincular ao governo do PT e sim ao governo Jorginho Mello. Como o governador quer distância de Lula e da Silva; não pretende bater uma foto sequer com ele antes das eleições de 2026, aí a missão que seria cumprida por Carlos Chiodini, que teria o desafio e o compromisso de trazer recursos federais da União para Santa Catarina,  apesar do distanciamento do governador em relação ao presidente da República. 

Bem encaminhado

Tudo leva a crer que Chiodini venha a assumir posição no colegiado. Se não for a Secretaria de Economia Verde e Meio Ambiente, quem sabe a de Segurança Pública.  E além do trabalho técnico na pasta que assumir,  ele faria também esse trabalho político de aproximação entre as duas esferas de poder.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR