Antes da chegada da ambulância, o homem sofreu ao menos três novas paradas respiratórias
policial adotou medidas de segurança, incluindo a ventilação do compartimento destinado aos presos, e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - Foto: Divulgação Uma ação rápida e decisiva marcou a madrugada do último domingo, 25 de janeiro, em Araranguá. O policial civil Alan, lotado na Delegacia de Turvo, e em serviço na Operação Verão no município de Balneário Gaivota, salvou a vida de um homem ao prestar os primeiros socorros durante uma emergência médica.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Por volta das 3h, após a conclusão de um flagrante, o policial realizava o traslado de dois presos para o Presídio Regional de Araranguá quando, ao acessar a Rua Renato Carboneira, no Bairro Polícia Rodoviária, percebeu a movimentação de pessoas que solicitavam socorro para um homem caído ao chão.
No local, um familiar informou que a vítima, de 31 anos, era portadora de diabetes. O homem apresentava sintomas, evidenciando um quadro clínico grave. Diante da situação, o deslocamento ao presídio foi imediatamente interrompido. O policial adotou medidas de segurança, incluindo a ventilação do compartimento destinado aos presos, e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Durante o contato telefônico, foi constatado que a vítima havia entrado em parada respiratória. Seguindo orientações repassadas pela equipe médica, o policial iniciou manobras de reanimação cardiopulmonar, conseguindo restabelecer a respiração da vítima.
Antes da chegada da ambulância, o homem sofreu ao menos três novas paradas respiratórias, sendo reanimado em todas as ocasiões por meio de massagem torácica realizada pelo policial civil.
Após a chegada da equipe do Samu e a estabilização da vítima, o policial deu continuidade ao deslocamento até o Presídio Regional de Araranguá, onde efetuou a entrega dos presos. A vítima sobreviveu e encontra-se em recuperação, sob os cuidados de familiares.