Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
35 °C
19 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Vergonha mundial

Por Cláudio Prisco Paraíso
02/08/2024 - 08h58.Atualizada em 02/08/2024 - 08h58

Lula da Silva não para de envergonhar os brasileiros e também o Brasil  no exterior.  A mais recente pérola diz respeito às eleições fraudulentas na Venezuela.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Esta semana, sem reconhecer formalmente o resultado e a suposta eleição de Maduro, ele disse que não tem nada de grave, nada de anormal.  Vejam só, ex-presidentes da República de outros países foram impedidos de chegar à Venezuela na antevéspera do pleito.

O acesso aéreo ao país e suas fronteiras foram fechados, tudo muito normal e democrático, claro. O conselho eleitoral foi nomeado exclusivamente pelo narco ditador.

Os conselheiros devem satisfações a ele. Neste país vizinho, o Judiciário é uma espécie de preposto do presidente da República, as forças armadas batem continência ao ditador sanguinário.

A Venezuela, que deveria ser o país mais rico da América do Sul, foi transformada numa republiqueta de traficantes e bandidos da pior espécie.  Maduro é um governante especializado em traficar, em produzir drogas, exportá-las, fazer recursos em fina sintonia com os narcotraficantes.

Conta pesada

Maduro é isso, não passa de um déspota. Fez com que milhões e milhões de venezuelanos deixassem o país porque passavam fome. Aliás, muitos lá estão passando fome e ele está rico naturalmente, com dinheiro no exterior, vejam que a oposição ontem apresentou dados comprovando a vitória do candidato em oposição a Maduro.

Reação

O conselho eleitoral até hoje não apresentou as atas, algo básico, nada. Sem contar que um líder de oposição foi sequestrado pelos policiais, sete mortos nos protestos, milhares de presos.

Nada feito

A OEA, a Organização dos Estados Americanos, não  reconheceu o resultado como a maioria dos países democráticos pelo mundo afora, com exceção de onde? Rússia, China, Coreia do Norte, Nicarágua e Cuba.

Que nível

Vejam só os países em torno dos quais o Brasil deve perfilar. O Brasil, não, este desgoverno que aí está e que não representa milhões de brasileiros. Isso porque Lula da Silva mandou o seu auxiliar direto, o ex-chanceler do seu primeiro governo, Celso Amorim, para endossar Maduro e sua fraude. E não venham falar em encenação, que o governo ainda não reconheceu a bandalheira toda.

Compromisso

Ora, a partir do momento em que o PT Trabalhadores declarou apoio a eleições limpas e democráticas na Venezuela, é evidente que o fez com o consentimento do fundador número um do partido, Luiz Inácio Lula da Silva.

Tudo arquitetado

A tendência é que o governo siga no mesmo caminho, ou seja, definitivamente estamos chegando ao final da linha.

Cala-te

Esse governo, por tudo que se acompanha, sobre o aspecto econômico, é um desgoverno absoluto, politicamente, anda completamente perdido. E temos um presidente que só dá declarações absurdas.

Sem saída

Esse governo está caindo pelas tabelas e é difícil imaginar como ele vai se sustentar até o último dia do mandato, conferido supostamente nas eleições de 2022.  Pobre Brasil. Uma lástima.

Derrota dupla do PSD

Por Cláudio Prisco Paraíso
31/07/2024 - 09h41.Atualizada em 31/07/2024 - 09h41

Lideranças estaduais do PSD ficaram incomodadas com o ex-prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis. Isso porque a legenda o respaldou ao governo do Estado em 2022, abrindo  mão do cabeça de chapa. Os pessedistas indicaram o candidato ao Senado, Raimundo Colombo, e o vice, Eron Giordani.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Na cabeça de cardeais do PSD agora seria o momento de Gean retribuir, respaldando em Florianópolis aquele que era seu vice, Topázio Silveira Neto.

O criador, no entanto, foi na direção oposta e rompeu com a criatura. Para "melhorar", Gean Loureiro fechou com Dário Berger.
Só que, no último sábado, os pessedistas parecem que se deram conta de que o movimento de Loureiro talvez não tenha sido tão equivocado ou precipitado como eles próprios qualificaram.

Até porque, enciumadas, as principais lideranças do PSD não ficaram até o final da convenção do correligionário Topázio. Justamente porque Jorginho Mello e o seu PL tomaram conta da convenção. Os liberais monopolizaram as atenções, especialmente com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Norte

Curiosamente, quem sabe por ironia do destino, essas mesmas lideranças pessedista acabaram se encontrando com Gean em Joinville. O ex-prefeito de Florianópolis foi ao maior município do estado apoiar o projeto de reeleição de Adriano Silva do Novo, quem sabe já apostando numa aliança com o partido lá para 2028. Gean já sinaliza que será candidato à Prefeitura de Florianópolis. Antes, porém, projeta concorrer à Assembleia Legislativa.

Nada a ver

Foi bastante curioso ver Gean Loureiro em Joinville, no mesmo dia em que o seu ex-companheiro de chapa era homologado para a reeleição na Capital. A cidade não tem nada a ver  com o seu espectro eleitoral.

UB e Novo

Mas de qualquer forma ele pode estar aí, quem sabe, apostando numa parceria futura. Os pessedistas, a seu turno, foram para Joinville apoiar uma chapa pura do Novo.

Vendo navios

Nem o vice a turma do PSD conseguiu emplacar no maior colégio eleitoral de Santa Catarina. O que acabaram conseguindo em Blumenau, também numa chapa encabeçada pelo Novo, na figura de Odair Tramontin.

Cidade Azul

Em Tubarão, o PSD também não lançou cabeça de chapa, mas vai de vice do deputado estadual Estêner Soratto, que é liberal de quatro costados e muito próximo de Jorginho Mello.

Prêmio

Ou seja, o sonho, o prêmio de consolação, por assim dizer, pode estar em Balneário Camboriú, onde Juliana Pavan, inscrita recentemente no PSD, estará na cabeça de chapa e é a favorita a vencer o pleito.

Alerta

Ah, mas e Florianópolis? Na Capital, Topázio Neto está no PSD, partido no qual não permanecerá. Até os próprios pessedistas agora reconhecem essa realidade, da qual já tratamos aqui em diversas oportunidades.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR