Os representantes da Defesa Civil detalharam as ações preventivas em curso
Os estudantes também conheceram o sistema de vigilância hidrológica - Foto: Divulgação A secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou uma apresentação de cunho educativo na EMEB São Martinho, na tarde desta quinta-feira, 14 de agosto.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A Fundação Municipal de Educação também marcou presença.
Durante o encontro, os alunos aprenderam sobre o papel da Defesa Civil, com ênfase nas ações de prevenção, monitoramento e resposta a desastres naturais.
Propondo uma conversa sobre os principais fenômenos climáticos e geológicos que impactam a região, como inundações, alagamentos, ventos fortes, estiagens e deslizamentos de terra.
“Acredito que a Educação é uma das ferramentas mais eficazes para reduzir os impactos causados por desastres naturais e evitar que outra tragédia como a enchente de 74, a qual discutimos aqui nesta quinta, venha a acontecer novamente, é essencial”, compartilha o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Um dos pontos discutidos na apresentação foi a demonstração das tecnologias utilizadas para o monitoramento em tempo real e a previsão meteorológica.
Os estudantes também conheceram o sistema de vigilância hidrológica, que acompanha os níveis dos rios em quatro cidades estratégicas: Tubarão, Orleans, São Martinho e Braço do Norte.
Os representantes da Defesa Civil ainda detalharam as ações preventivas em curso, como a limpeza de rios e córregos, além das vistorias nas comportas e bombas — medidas essenciais para reduzir os danos provocados por eventos extremos.