Governo federal informou a decisão através de um ofício endereçado às secretarias estaduais de educação do país
O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi encerrado pelo governo federal. A decisão foi informada aos secretários de Educação de todo o País por meio de um ofício. Em Tubarão, a Escola de Educação Básica Henrique Fontes passou por uma série de adaptações para se encaixar no modelo. O programa foi criado em 2019 pelo governo Bolsonaro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O diretor da instituição, Manoel Rosa de Souza, afirmou à reportagem da Revista Única que aguarda informações da Secretaria Estadual de Educação, para saber quais serão os próximos passos. Em Santa Catarina outras 20 escolas aderiram ao programa que englobava até então 200 unidades no país.
Uma mudança significativa na escola foi o encerramento da oferta de séries iniciais do ensino fundamental, pois as escolas cívico-militares só ofereceriam turmas da quinta série em diante.
Para se adequar as escolas foram submetidas a uma análise realizada pelo Instituto Internacional de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade e pela Universidade de Brasília, de acordo com metodologia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. O processo envolveu entrevistas, resposta a questionários e análise de dados oficiais.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa desenvolvida em parceria pelos ministérios da Educação e da Defesa. O projeto tem como objetivo alcançar a gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, contribuindo com a formação dos estudantes em todas as dimensões, como intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.