Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
27 °C
20 °C

Prefeitura de Tubarão reforça combate à dengue com borrifação no IFSC

A técnica consiste na aplicação de um inseticida residual nas paredes internas dos ambientes

Por Redação, Revista Única
29/01/2026 - 09h25
Inseticida permanece ativo por até quatro meses - Foto: Divulgação

A prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Saúde, segue intensificando as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na última quarta-feira, 28 de janeiro, a equipe realizou a aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A técnica consiste na aplicação de um inseticida residual nas paredes internas dos ambientes, permanecendo ativo por até quatro meses. Com isso, o mosquito é eliminado ao entrar em contato com as superfícies tratadas. Ao longo do ano, são realizados três ciclos de borrifação, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação integra um conjunto de estratégias adotadas pelo município e será ampliada para outros locais, com prioridade para os bairros que apresentam maior número de focos, como Oficinas, Centro, Santo Antônio de Pádua e Vila Esperança.

Paralelamente, as equipes da Secretaria de Saúde seguem executando o protocolo do Ministério da Saúde por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA), ferramenta que permite mapear áreas de maior risco e direcionar as ações de combate de forma mais eficaz.

Além do controle do mosquito, o município também avança na prevenção por meio da vacinação contra a dengue. A imunização está disponível para o público de 10 a 14 anos, conforme definição do Ministério da Saúde. Ao todo, 1.020 doses foram destinadas a Tubarão, dentro da estratégia de ampliação da vacinação para todos os municípios brasileiros. Neste mês de janeiro, as doses estão disponíveis nos postos que possuem sala de vacina aberta. Clique aqui e confira os locais.

Atualmente, em 2026, Tubarão contabiliza 23 focos do mosquito. Já em 2025, o ano encerrou com aproximadamente 800 focos registrados, um cenário que reforça o alerta para o verão, período em que a dengue costuma se intensificar.

Com a doença voltando a apresentar maior circulação na região durante o verão, a participação da população no combate ao mosquito é fundamental. A orientação é verificar regularmente quintais e pátios, eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água bem vedadas e realizar a limpeza frequente de calhas e ralos.

Denúncias sobre a existência de focos do mosquito podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone (48) 3621-9051, ou pelo e-mail [email protected]

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2026 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR