Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
17 °C
13 °C

PM apresenta projeto Muralha Virtual

Sistema é bastante utilizado em diversas situações pela iniciativa privada

Por Redação
19/02/2024 - 18h07.Atualizada em 19/02/2024 - 17h20
Proposta de parceria foi apresentada ao prefeito Jairo Cascaes - Foto: Divulgação

Oficiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentaram nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, ao prefeito Jairo Cascaes, o projeto Muralha Virtual, que realiza o reconhecimento de placas de veículos por meio do sistema License Plate Recognition (LPR), instalado em câmeras de vigilância espalhadas por pontos estratégicos da cidade.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Esse sistema é bastante utilizado em diversas situações pela iniciativa privada, sendo que uma eventual implantação em vias públicas se daria através de uma cooperação técnica entre o batalhão e o município, que agora vai analisar a viabilidade da iniciativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As câmeras do projeto Muralha Virtual fazem o reconhecimento das placas automotivas em pontos estratégicos e emitem alertas de diversas circunstâncias e que permitem à força policial localizar o veículo e tomar as devidas providências.

O LPR pode, por exemplo, acusar a circulação de um veículo furtado em outra cidade ou ajudar a localizar o veículo utilizado por criminosos em algum tipo de crime em Tubarão. O sistema pode ser acionado até mesmo por informações como fragmentos da identificação da placa (numeração) ou descrição do veículo (cor ou modelo).

Atualmente, shoppings, cancelas de pedágios e alguns condomínios já utilizam esse sistema. O prefeito Jairo Cascaes ficou impressionado com a eficiência do sistema e vai encaminhar o assunto com gestores da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio.

Se a ideia avançar, a PM fará a destinação do efetivo e espaço físico para instalação das centrais de monitoramento, assim como a implementação das ações de polícia necessárias para evitar ou solucionar imediatamente as práticas irregulares ou criminosas.

À prefeitura, caberia o custeio da estrutura física e manutenção do sistema, cuja implantação pode ser feita com a compra definitiva ou comodato.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR