Apresentação foi realizada em audiência pública
A sociedade tubaronense conheceu nesta sexta-feira, 22 de março, em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o Plano de Contingência, que orienta as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso um evento adverso venha a se concretizar.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O plano reúne situações de segurança, evacuação, abrigos de emergência, comunicação e outras áreas relevantes que serviriam de guia ao Poder Público e demais agentes colaboradores durante um evento como, por exemplo, enchente ou vendaval.
Feita a apresentação da versão final do documento, o plano será oficializado na próxima semana através de decreto do prefeito Jairo Cascaes. A partir daí, estará disponível de maneira permanente no site da Prefeitura de Tubarão.
O Plano de Contingência Municipal (Plancon) teve como idealizadores vários membros do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), formado por representantes de diversas entidades civis e militares de Tubarão, entre elas a Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, órgão que organizou e conduziu a audiência pública. O prefeito Jairo Cascaes participou da abertura do evento.
Durante 20 dias o esboço do plano ficou disponível para consulta pública da população. Nesta audiência pública na câmara, o documento foi questionado por vereadores e representantes de diversos órgãos. Coube ao secretário de Proteção e Defesa Civil Diego Goulart responder à maioria dos questionamentos.
A versão final do plano teve apenas uma pequena alteração em relação ao documento que ficou disponível para consulta da população. Trata-se da inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Social em uma circunstância do total de 58 páginas do plano.