Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
16 °C

Monitoramento da qualidade das águas nos principais rios de Tubarão é iniciado

A lógica do projeto está pautada na avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Índice de Toxidez (IT)

Por Redação
10/05/2024 - 17h11.Atualizada em 10/05/2024 - 17h13
Equipe técnica da Funat realizará o acompanhamento de todas as coletas - Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat), em cooperação com a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), iniciou nesta semana o Projeto Rios de Tubarão, que tem como objetivo realizar o monitoramento e avaliar a qualidade das águas superficiais dos principais rios do município.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A lógica do projeto está pautada na avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Índice de Toxidez (IT) em dois pontos de um mesmo manancial para verificar o quanto as atividades socioeconômicas ali desenvolvidas estão interferindo na qualidade das águas da referida área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira coleta de amostra de águas ocorreu no Rio Tubarão e em afluentes da margem esquerda (rios do Pouso, Caruru e Capivari) e da margem direita (rios da Madre e Pinheiros, além dos rios dos Corrêas, Ilhota e Córrego Mesquita, que deságuam na Lagoa de Jaguaruna).

Toda a ação foi acompanhada por técnicos da FUNAT que orientaram o representante do laboratório contratado indicando, em cada manancial, os pontos que foram previamente selecionados para se fazer as coletas. A realização das análises físico-químicas e biológicas, com a devida interpretação dos resultados obtidos, será determinante para a quantificação do Índice de Qualidade da Água.

Durante essa etapa do projeto, a equipe técnica da Funat realizará o acompanhamento de todas as coletas e aproveitará a oportunidade para identificar as diversas atividades socioambientais que ocorrem nas principais microbacias hidrográficas, para posteriormente avaliar possíveis interferência na qualidade das águas dos mananciais, bem como, já de imediato, exigir a realização de ações/projetos visando recuperar a qualidade das águas.

O monitoramento da qualidade das águas será realizado, mensalmente, pelos próximos 12 meses e gerará, ao final do projeto, um importante banco de dados que servirão de suporte para a realização de outros projetos, bem como a utilização do mesmo para sustentar as tomadas de decisões para se melhorar a qualidade das águas superficiais do município.

A próxima coleta, segundo cronograma realizado em conjunto com a AGR, acontecerá na primeira semana do mês de junho.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR