Visita integra programação do Encontro Regional Sul do Brasil
Ferrovia em pauta nesta sexta-feira, 1º de março, com a vinda do Ministro dos Transportes, Renan Filho, e de representantes dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, à Tubarão, cidade sede da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e do Museu Ferroviário.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A visita da comitiva às instalações da empresa e do museu, integra a programação do Encontro Regional Sul do Brasil, organizado pela Frente Parlamentar Mista Federal de Logística e Infraestrutura (Frenlongi), que será realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O evento, que iniciará nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, contará com painéis e visitas técnicas promovidos por quatro câmaras temáticas da Frente: aeroportuária, portuária, rodoviária e ferroviária.
No primeiro dia, serão discutidos os avanços socioeconômicos no âmbito da infraestrutura e logística, bem como os caminhos e oportunidades de investimento na região Sul do Brasil. Uma das palestras será conduzida pelo próprio Ministro.
Já no segundo dia, sexta-feira, 1º de março, a comitiva visitará as instalações do Porto de Imbituba e conhecerá a história da ferrovia em Santa Catarina, por meio do acervo do Museu Ferroviário de Tubarão, e da importância estratégica da FTC para o transporte de cargas no Estado.
“Esta visita é uma oportunidade para fortalecer laços entre os setores público e privado e discutir colaborações que vão contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária em todo o país, como também, maneiras para possibilitar uma logística mais eficiente e integrada”, afirma o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
As demandas de investidores e operadores, levantadas durante o encontro, serão levadas pela Frente ao Congresso Nacional, visando à defesa da desburocratização de projetos de concessões em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, mobilidade urbana, bem como à promoção da agilidade em iniciativas nas áreas de armazenagem, energia e telecomunicações.