O trabalho será realizado em todos os bairros da cidade até o dia 09 de fevereiro
Em virtude dos registros elevados que Santa Catarina, e Tubarão não fugiu à regra, tiveram em relação à dengue e aos focos do mosquito transmissor, a Fundação Municipal de Saúde, através dos Agentes de Combate às Endemias, dá início nesta segunda-feira, 08 de janeiro, ao chamado Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) em todos os bairros da cidade.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Este trabalho, que se estenderá até o dia 9 de fevereiro, se dará por meio de visita domiciliar realizada pelos agentes em imóveis de alguns quarteirões, que serão sorteados aleatoriamente.
A ação é preconizada pela Secretaria de Estado da Saúde, e tem o objetivo de conhecer a realidade da infestação vetorial pelo mosquito transmissor da doença, tanto no município como naquelas áreas de maior risco para a disseminação das enfermidades pelo Aedes transmitidas, como a febre chikungunya, o zika vírus e, claro, a dengue, de modo a possibilitar o planejamento e o direcionamento de ações de controle e prevenção.
Os agentes de combate à endemias (ACEs) estarão uniformizados com coletes azul marinho, com a logomarca da Prefeitura de Tubarão, com bolsas pretas e veículos (motos ou carros) igualmente identificados.
Em caso de dúvidas, a fundação está à disposição para esclarecimentos diversos através do telefone (48) 3621-9627, das 7 às 16 horas.
Deste modo, é fundamental a participação e a colaboração da população no sentido em receber bem os agentes, sempre com o cuidado de identificá-los conforme as especificações explicadas.