***
Promover atitudes de respeito e preservação do meio ambiente e dos animais, descobrindo e conhecendo os encantos da natureza nos pequenos detalhes. Este é o objetivo do projeto “Curiosos por natureza”, promovido pelo CEI Irene Botega Collaço.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O projeto surgiu a partir das brincadeiras nos parques do CEI, momento em que algumas crianças observaram o movimento de lagartas, aranhas e outros insetos.
“Partindo do encantamento e das descobertas, visando atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos, propomos o projeto que nos permite tanto valorizar os diferentes espaços do CEI, quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação do meio ambiente e o cuidado com os animais, compreendendo também os fenômenos naturais”, explica a professora Vanessa De Pieri Teixeira Vitoreti.
Desde então, cada descoberta é comentada e sempre que vão aos parques, as crianças apontam os casulos feitos pelas lagartas e, quando estes estão abertos, a festa é garantida.
“Coletamos algumas lagartas para observarmos o desenvolvimento, a cada dia um novo ser aparece, as borboletas estão saindo dos casulos e causando encantamento às crianças e aos adultos que participam do processo”, garante a professora.
A gestora do CEI, Pâmela Teixeira explica que na primeira reunião pedagógica deste ano, foi decidido ampliar os horizontes por meio de projetos elaborados a partir da curiosidade das crianças.
“Estes projetos são elaborados pelos professores de cada agrupamento etário e são desenvolvidos de forma interdisciplinar com todas as sete turmas atendidas no CEI”, frisa Pâmela.
Ela acrescenta que a atividade está rendendo grandes momentos de encantamento, aprendizagem e experiências sensoriais enriquecedoras para as crianças que todos os dias trazem mais informações e novas curiosidades para as rodas de conversa.
O projeto iniciado em março vai se estender até maio de 2023.
Fonte: PMT