A Defesa Civil informou que está avançando nas etapas preparatórias para o melhoramento fluvial
Mário Hildebrandt - Foto: Divulgação A Defesa Civil de Santa Catarina está progredindo nas etapas preparatórias para o melhoramento fluvial do Rio Tubarão. A Secretaria finalizou os termos de referência para contratar empresas que realizarão estudos cruciais.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O levantamento em relação à modelagem hidrológica e hidrodinâmica, vai analisar a suscetibilidade e exposição a inundações, com levantamentos de campo. O material para a licitação já está pronto e em processo.
Já o estudo geotécnico, vai avaliar a estabilidade das margens e a erosão do rio. O termo de referência também foi concluído e está em fase de orçamento para a contratação.
Além disso, a secretaria pediu para incluir a Bacia do Rio Tubarão em uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O objetivo é encontrar novas soluções para mitigar os riscos e cheias na região.
Segundo o secretário Mário Hildebrandt, é fundamental atualizar o projeto, que começou há mais de dez anos, com dados atuais para garantir que as futuras obras sejam eficazes na redução dos impactos de cheias e erosões.