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CIS Amurel tem trabalho selecionado para Seminário Nacional

O evento será realizado na próxima semana no Rio de Janeiro

Por Redação
18/02/2025 - 16h38.Atualizada em 18/02/2025 - 19h11
O trabalho “Transformando a saúde com tecnologia: implantação do pronto atendimento digital 24h nos municípios consorciados

O trabalho “Transformando a saúde com tecnologia: implantação do pronto atendimento digital 24h nos municípios consorciados” foi selecionado para integrar o Seminário Nacional de Consórcios Públicos e Regionalização do SUS.

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O evento será realizado entre os dias 24 e 25 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

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O trabalho será apresentado na 1ª Mostra Nacional de Experiências e Estudos sobre Consórcios Públicos de Saúde, que integra o Seminário, que ocorrerá na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O evento terá uma programação que contará com painéis temáticos sobre a contribuição dos consórcios públicos de saúde para a gestão e organização regional dos serviços de saúde e sobre sua atuação no processo de governança regional. 

Além disso, serão apresentados diversos trabalhos selecionados previamente. As apresentações são abertas ao público inscrito no evento e representam uma oportunidade para o compartilhamento de reflexões, experiências e pesquisas sobre os consórcios públicos no contexto da regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Seminário Nacional de Consórcios Públicos e Regionalização do SUS tem como principal objetivo possibilitar um debate crítico e problematizador sobre os limites e potencialidades dos consórcios públicos de saúde, a partir de estudos recentes, conduzidos em âmbito nacional e regional, envolvendo instituições diversas. Será uma excelente oportunidade para gestores do SUS, dirigentes de consórcios públicos, profissionais de saúde, pós-graduandos e pesquisadores de todo o Brasil compartilharem experiências e discutirem as potencialidades e desafios dos consórcios públicos na regionalização do SUS. 

Para a diretora executiva do CIS Amurel Francismari Rossi Lessa, ter uma iniciativa do Consórcio reconhecida e selecionada para um evento desta grandeza é muito significativo.

“Essa conquista reforça a relevância da iniciativa e seu impacto positivo na modernização e eficiência na gestão da saúde pública dos municípios consorciados ao CIS Amurel”, diz a diretora.

Medicina e a tecnologia

A telemedicina utiliza tecnologias digitais para consultas, diagnósticos, orientações e monitoramento de pacientes a distância.

A iniciativa de implantação do Pronto Atendimento Digital 24 horas nos municípios consorciados ao CIS Amurel surgiu como solução para desafios históricos, como dificuldades de acesso em áreas remotas, diminuição de filas em atendimentos presenciais e otimização de recursos públicos.

Durante a pandemia de Covid-19, ficou evidente a necessidade de tecnologias para ampliar o alcance e a eficiência do atendimento à população, minimizando a sobrecarga dos serviços de saúde.

Com o objetivo de oferecer atendimento médico ágil, eficiente e acessível, a qualquer hora e lugar, o Pronto Atendimento Digital 24 horas conecta pacientes e profissionais através de plataforma tecnológica que viabiliza consultas em tempo real.

A proposta visa reduzir custos operacionais, agilizar diagnósticos e tratamentos, e integrar informações médicas através da integração dos prontuários eletrônicos, promovendo um atendimento mais personalizado. 

Contratado pelo Consórcio Interfederativo de Saúde da Amurel (CISAmurel), o serviço se beneficia da compra compartilhada, otimizando recursos públicos para os 19 municípios consorciados. 

Destaca-se que o município de Pedras grandes foi pioneiro na implantação do serviço, obtendo resultados impressionantes imediatamente logo após a implantação do mesmo.

Os objetivos incluem a ampliação da cobertura assistencial, a redução de barreiras geográficas, o acesso de qualidade para pacientes com dificuldade de locomoção, a diminuição da sobrecarga nas unidades presenciais, agilidade no diagnóstico e acompanhamento, bem como a garantia da segurança do usuário por meio da diminuição de sua exposição a riscos desnecessários que podem emergir da procura aos serviços de maior complexidade. 

A experiência evidencia que soluções digitais são viáveis e impactam positivamente o acesso, a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde.

A diretora executiva do Consórcio de Saúde destaca a importância da implantação do serviço nos municípios consorciados como um grande avanço para a saúde pública.

Segundo ela, o impacto positivo na vida das pessoas é significativo, especialmente para aquelas que vivem em áreas mais remotas ou que enfrentam dificuldades para se deslocar até um serviço de urgência.

"Com a telemedicina, conseguimos oferecer orientação médica rápida, diminuir filas e otimizar os recursos disponíveis, proporcionando um atendimento mais eficiente e humanizado", afirma Francismari.

Ela reforça ainda que o Pronto Atendimento Digital 24 horas não substitui os serviços presenciais, mas os complementa, ajudando a evitar agravamentos de saúde e promovendo mais qualidade de vida para toda a população.

 

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