A restrição a este tipo de evento foi mantida em Nota Técnica emitida pela Cidasc no mês de janeiro
Em ação conjunta de fiscalização a Cidasc e a Polícia Militar Ambiental (PMA), com apoio da Polícia Militar (PM), interditaram um torneio de aves canoras (coleiro e trinca-ferro), no município de Tubarão. Na ocasião, no último sábado, 21 de janeiro, foram apreendidos 50 pássaros
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O evento é irregular, pois todas atividades deste tipo, com aglomeração de aves, estão suspensas no Estado. A restrição a este tipo de evento foi mantida em Nota Técnica emitida pela Cidasc no mês de janeiro, seguindo a posição defendida pelo Fonesa/Sul (representação dos órgãos de defesa agropecuária dos estados do Sul no Fórum Nacional de Executores de Sanidade Animal) quanto à necessidade da medida para prevenir a influenza aviária.
A suspensão foi mantida porque o decreto de emergência zoossanitária devido a esta doença foi prorrogado.
No momento da fiscalização em Tubarão, parte dos participantes fugiram, deixando no local as gaiolas com os pássaros. Os 40 coleiros e dez trinca-ferros foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental e destinados ao Centro de Triagem.
Os proprietários que ficaram no local tiveram os pássaros vistoriados. Todos os animais tinham nos pés as anilhas de identificação (onde consta nome do criador, número de registro do criadouro e um número que identifica individualmente a ave).
No exame clínico, não foram constatados sinais que pudessem indicar alguma enfermidade respiratória e nervosa das aves (como a influenza aviária).
No ato, o corpo técnico da Cidasc emitiu 15 autos de infração com advertências aos proprietários que comprovaram a documentação de seus animais e um auto de infração e multa para o responsável por promover o evento.