Objetivo é fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, reforçando a imunidade, o nutrir e o amar
Até o dia 7 de agosto comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno, mas as ações acabam ocorrendo durante todo mês, visando estimular o aleitamento materno e promover informações acerca da importância da amamentação com o Agosto Dourado. No Hospital Unimed Tubarão as ações serão intensificadas durante todo este mês com diversas atividades celebrando a data.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Há muito tempo que o ato de amamentar passou a ser compreendido como mais do que alimentação e por isso é simbolizado com o padrão “ouro” para este alimento tão poderoso, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, reforçando a imunidade, o nutrir e o amar.
A orientação médica é de que, se torna importante amamentar de modo exclusivo, pelo menos nos seis primeiros meses de vida do bebê e seguir, se possível até, no mínimo, dois anos.
O leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.
Os profissionais do Hospital Unimed Tubarão lembram que, desta forma, é importante que familiares, amigos e toda a sociedade contribuam com este papel, contribuindo com um ambiente favorável, oferecendo suporte emocional, informações adequadas e espaços para que as mães possam amamentar com tranquilidade.