Redução das filas faz parte da estratégia do Programa Estadual de Cirurgias
A rede hospitalar de Santa Catarina já contabilizou mais de 80 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano. Os números refletem a estratégia do Governo do Estado na redução das filas através do Programa Estadual de Cirurgias.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
“A gente precisa cuidar das pessoas e, por isso, não vamos abrir mão do compromisso de melhorar a saúde, de tirar os pacientes da fila de espera por uma cirurgia. Esse resultado comprova que já avançamos muito e vamos continuar trabalhando firme para avançar ainda mais”, destaca o governador Jorginho Mello.
O aumento do número de procedimentos realizados em 2023 pode ser observado através dos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre janeiro a agosto de 2019, no pré-pandemia, foram realizadas 57.440 cirurgias; em 2022, no pós-pandemia, foram 61.601 e em 2023 o número chegou a 80.145.
“Esse trabalho que desenvolvemos junto às unidades de saúde, com ampliação dos prestadores de serviço e um empenho do governo através das equipes de saúde, reflete no crescimento contínuo do número de cirurgias”, disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário, que inclui vasectomias e remoções de útero, totalizando 36.300 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 10.370, e as ortopédicas, com 9.816.