Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
28 °C
14 °C

Safra da Tainha em SC: Estado trabalha para garantir quotas de captura aos pescadores

Bons resultados da pescaria aproximam números da quota de captura limite

Por Joyce Santos
21/06/2023 - 07h19.Atualizada em 21/06/2023 - 07h29
Governo quer equilibrar a atividade pesqueira -Foto: Ricardo Wolffenbüttel

O resultado que empolga quem trabalha na pesca também reforça o compromisso do Governo do Estado em preservar as quotas de captura do peixe, uma luta que vem avançando na Justiça para garantir direitos e preservar a atividade em Santa Catarina.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

“Nossa preocupação é com a situação dos pescadores, especialmente os artesanais de malha, que estão próximos de atingir ou já ultrapassaram sua quota de captura limite”, frisa o secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário destaca ainda que a atividade tem grande importância econômica e cultural para Santa Catarina. “Queremos reverter essa questão diante do prejuízo que ela pode causar ao estado. Além disso, é fundamental que o pescador tenha garantido o direito de exercer o seu trabalho”, acrescenta Frigo.

No dia 15 de junho, a pedido da Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) apresentou recurso contra a sentença da Justiça Federal (JFSC) que extinguiu a Ação Civil Pública (ACP) que pretendia rever os limites impostos para a pesca da tainha. 

O pedido é para que a Justiça reveja a sentença proferida no início deste mês, dê andamento ao processo e conceda uma liminar para revisar o volume autorizado para a captura do pescado na safra de 2023.

Para lidar com a questão, o Governo do Estado apelou ao Tribunal Regional Federal (TRF). Busca permitir que os pescadores industriais continuem pescando e que os pescadores artesanais de malha tenham a mesma quota de captura do ano passado.

Ao fazer a solicitação, o governo quer equilibrar a atividade pesqueira, garantindo que tanto os pescadores industriais quanto os artesanais possam exercer suas atividades dentro dos limites estabelecidos.

Primeiro, o Governo está buscando uma solução temporária para evitar a interrupção das atividades dos pescadores artesanais de malha, até que uma análise mais aprofundada sobre a situação seja realizada.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR