Desempenho reflete desafios enfrentados ao longo de 2023 em segmentos importantes
A produção industrial catarinense medida em novembro de 2023 segue refletindo os desafios enfrentados por setores representativos para a economia do estado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O resultado de novembro apresentou um recuo de 0,7% na produção total da indústria catarinense em relação a outubro, na série livre de efeitos sazonais. Esse é o terceiro recuo consecutivo na análise mensal da produção industrial do estado.
O desempenho em novembro de 2023 foi afetado por setores como confecção, madeira e móveis. “Esses segmentos sofreram com instabilidades tanto no cenário doméstico quanto internacional, devido à desaceleração da economia e menor demanda na indústria de transformação no estado”, destaca o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.
Dados do Observatório da FIESC apontam, no entanto, que na comparação com novembro de 2022, a indústria catarinense cresceu 2,2%, enquanto a produção industrial brasileira avançou 1,3% no período. No acumulado do ano, houve recuo de 1,7% em SC.