Exércitos do Paraguai e Uruguai auxiliam na ação de forma inédita
O Exército, a Marinha do Brasil e outros órgãos realizam uma megaoperação no combate aos crimes que ultrapassam as fronteiras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A ação Ágata Conjunta Sul, desencadeada no último sábado, 1º de julho, já é considerada a maior contra os crimes transfronteiriços deste ano.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De forma inédita, a operação está sendo realizada simultaneamente com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai. Em Santa Catarina, um dos focos é com a fronteira da Argentina, que liga ao Oeste do Estado.
A operação realiza ações preventivas e repressivas, tanto na fronteira terrestre quanto na marítima, com o objetivo de combater crimes ambientais, além de tráfico de drogas, de armas e descaminho.
O controle da Operação Ágata Conjunta Sul é realizado pelo CMS (Comando Militar do Sul), em Porto Alegre (RS). Integram ainda a ação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Ibama, entre outros.