Em contato telefônico golpistas alegam orientar sobre Ação Judicial Coletiva
O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) alerta sobre uma tentativa de golpe envolvendo a utilização dos nomes do Iprev e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprev-SC) para enganar os aposentados.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O modus operandi dos golpistas consiste em entrar em contato telefônico com servidores aposentados, alegando orientá-los sobre uma suposta Ação Judicial Coletiva movida contra o Estado, referente às perdas salariais ocorridas durante o período da URV de 1993 a 1997. De acordo com a falsa informação, cada aposentado receberia um valor expressivo de aproximadamente 50 salários mínimos.
Os golpistas, depois de estabelecerem contato por telefone, adicionam o contato da vítima ao Whatsapp, e apresentam-se como alguém do setor Jurídico do Iprev, com o intuito de dar credibilidade à farsa.
Tanto o Iprev quanto o Sindprev-SC enfatizam que essa informação é completamente inverídica. Não há quaisquer precatórios ou valores pendentes relacionados a alguma ação coletiva.
Diante disso, o Iprev reforça a importância de se manterem vigilantes e cautelosos ao receberem qualquer tipo de contato suspeito ou promessas vantajosas.
Em caso de dúvidas ou desconfiança de alguma abordagem, a orientação é entrar em contato através do canal de atendimento oficial do Iprev por meio da Central de Atendimento no número (48) 3665-4600 (este número também é de Whatsapp) no horário das 13h às 18h. O órgão recomenda ainda que essas informações sejam compartilhadas nas redes de amigos e contatos.