Instituição vem registrando queda dos tipos O positivo e negativo e A positivo há 30 dias
O Centro de Homatologia e Homoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está precisando de doações. Com os tipos sanguíneos O positivo e negativo e A positivo reduzidos, a instituição precisa da ajuda de mais doadores para diminuir a queda do banco de sangue e manter o estoque sempre atualizado.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Todos os dias, a partir das 5 horas, o estoque das tipagens de sangue são atualizados. Após as atualizações frequentes, os profissionais registraram a queda desses três tipos de sangue há 30 dias. Segundo a coordenadora técnica do Hemosc de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, a redução é registrada de forma estadual, ou seja, nos sete hemocentros e nas duas unidades de coleta de Santa Catarina.
“Todos os dias, em acidentes ou cirurgias, aparecem pessoas precisando de transfusão, mostrando o motivo de mantermos o banco de sangue sempre abastecido. Porém, além de chamar as pessoas para doarem, queremos enfatizar a importância da doação de sangue para as pessoas criarem o hábito de doar vida delas. Assim, contribuindo para manter o estoque sempre em nível adequado”, explicou a coordenadora técnica.
Fidelização de doadores
Com a finalidade de fidelizar os doadores, o Hemosc realiza determinados projetos para mostrar a importância da doação de sangue. Como, por exemplo, com palestras nas escolas, projetos nas empresas e também com ações nos municípios de Santa Catarina. Além disso, coletas também feitas de forma rotineira nos hemocentros e nos pontos de coleta do Estado.