A reunião foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão
Gestores da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão participaram nesta terça-feira, 22 de agosto, de uma reunião técnica com a Defesa Civil do Estado sobre a atualização do Plano de Contingência, documento que cada município possui como guia para ações e respostas no caso de eventos como enchente ou vendaval.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A reunião foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd – Regional) e contou com a presença de gestores da Defesa Civil de outras nove cidades.
A atualização do Plano de Contingência precisa ser feita de tempos em tempos, já que as cidades se transformam em meio ao crescimento populacional e também surgimento de novas políticas públicas e prioridades estabelecidas.
“É um documento técnico sim, mas que precisa ser lúdico e coloquial para que possa ser compreendido por todos os moradores no caso de uma emergência”, ressalta o coordenador regional da Defesa Civil Anderson Martins.
Constam no Plano de Contingência aspectos hidrológicos, geológicos, climáticos e também referentes a questões como doenças infecciosas. Verificação de áreas de risco, logística de trabalho, funcionalidade de abrigos e identificação de atribuições de vários órgãos durante um evento são alguns dos itens do plano. A atualização desse documento é de competência de cada município e pode levar semanas.
A recomendação da Defesa Civil do Estado é de que ao final desse trabalho de atualização os municípios realizem audiências públicas como forma de informar e prestar esclarecimentos ao maior número possível de moradores. A apresentação dos trabalhos em sessões nas Câmaras de Vereadores também foi sugerida nessa reunião técnica.
Além de Tubarão, a reunião sobre a atualização do Plano de Contingência contou com a presença de gestores da Defesa Civil de Florianópolis, Grão-Pará, Laguna, Rio Fortuna, Braço do Norte, Pescaria Brava, Jaguaruna, Sangão e Imbituba.