foram intensificadas as ações de educação sanitária em todo o Estado
A adoção de todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais aplicadas para erradicação do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), em aves de fundo de quintal, no município de Maracajá, no último sábado, 15 de julho, resultou em um trabalho célere, sistemático e de êxito.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Após as ações de controle na propriedade, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) consideraram encerrado o foco de IAAP.
Com a erradicação do foco, foram intensificadas as ações de educação sanitária em todo o Estado, em especial, no litoral catarinense e nos municípios da região Sul próximos ao foco encontrado.
A Diretoria de Defesa Agropecuária, baseada nos planos de contingência estabelecidos, montou, na última segunda-feira, 17 de julho, um grupo de trabalho focado na inspeção de propriedades rurais ou urbanas que possuam aves, num raio de 3 a 10 quilômetros do foco confirmado.
Além de inspecionar os animais, os profissionais realizam investigação epidemiológica nas propriedades, orientam os produtores rurais sobre os sinais clínicos compatíveis com a influenza aviária e entregam material educativo, como folders e cartazes.
Além disso, deixam claro os canais apropriados para notificação de casos de suspeita de gripe aviária, pelo sistema e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET, diretamente em qualquer escritório da Cidasc ou ainda no telefone: 0800 643 9300.