Delegação da província de Shanxi participou de encontro, na Fiesc, nesta quinta, 04
A Federação das Indústrias (Fiesc) recebeu delegação chinesa da província de Shanxi, integrada por empresários de segmentos como máquinas e equipamentos, construção civil, engenharia e siderurgia.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No encontro, empresários catarinenses e chineses discutiram a ampliação do comércio bilateral. Também participaram representantes do governo catarinense e da Brasil Business Partner.
A China é o segundo principal destino das exportações catarinenses. No ano passado, o estado vendeu US$ 1,68 bilhão para o país asiático. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou o potencial catarinense para novos negócios e informou que a FIESC representa cerca de 60 mil indústrias catarinenses. “Temos a indústria mais diversificada do Brasil e exportamos muitos produtos manufaturados, o que faz com que sejamos o estado que tem a maior quantidade de dólares por tonelada exportada. Temos uma cultura de comércio internacional forte e uma infraestrutura portuária de referência”, disse.
Desde 2015, Santa Catarina e Shanxi, localizada na região central da China, têm uma história de intercâmbio. “Podemos aprofundar essa cooperação e aumentar os resultados para ambas as partes. Acreditamos que, por meio da cooperação bilateral, certamente daremos novos passos que vão contribuir para as relações entre Brasil e China, que têm uma amizade de 50 anos”, afirmou o vice-diretor do Congresso Popular de Shanxi, Luo Qingyu.
No encontro, também foi assinado um memorando de entendimento entre o Bureau de Prospecção Geológica da Província de Shanxi e o Serviço Geológico brasileiro.