Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
35 °C
19 °C

Aplicativo Acolher permitirá a identificação das pessoas em situação de rua por reconhecimento facial

A ferramenta foi apresentada juntamente com a Força-Tarefa Doa pela Fecam em parceria com o governo do Estado

Por Redação
21/03/2025 - 17h06
A criação de um cadastro único de pessoas em situação de rua foi apresentada nesta sexta, 21 - Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 21 de março, foi apresentada a a Força-Tarefa DOA – Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A criação de um cadastro único desta população, pauta do encontro na sede da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) será em parceria com o governo do Estado. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aplicativo Acolher, uma ferramenta inovadora, permitirá a identificação das pessoas em situação de rua por reconhecimento facial, geolocalização para monitoramento da população e integração entre as equipes envolvidas.

O sistema funcionará como uma base de dados estratégica, auxiliando o setor público na tomada de decisões mais assertivas sobre a questão.

Essa primeira etapa do projeto está sob coordenação do prefeito de Joinville, Adriano Silva, a pedido do presidente da Fecam, prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

O prefeito de Joinville também dará a forma final ao documento que será entregue ao Estado.

A Fecam tem o papel de garantir a efetivação do cadastro estadual da população em situação de rua que será construído pelo governo do Estado.

A elaboração será sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, a partir de referências já existentes no município de Florianópolis.

“Esse cadastro vai garantir identificar com precisão o número de pessoas em situação de rua ou que estão de passagem em cada município catarinense. A partir disto, serão identificadas as demandas, o perfil da população e suas necessidades, assegurando que as políticas públicas possam trabalhar de forma integrada e articulada no atendimento a esta população”, afirma o diretor executivo da entidade, Adriano de Medeiros Caldas.

Além disso, a entidade irá solicitar ao governo do Estado o fortalecimento de políticas públicas, como Saúde, Assistência Social, Trabalho e Renda, Segurança Alimentar e Nutricional, Habitação e Segurança Pública, e a capacitação dos agentes públicos envolvidos.

O encontro reuniu representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança e Fepese.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR