Idosos realizaram a primeira colheita da horta cultivada através do programa Saúde na Linha dos Olhos, no Parque Diamante +Energia
Alface, cebolinha e salsinha orgânicos complementarão o cardápio dos alunos atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) de Capivari de Baixo nos próximos dias. Os alimentos frescos e sem agrotóxicos foram cultivados com dedicação e carinho por dezenas de idosos que participam do projeto “Saúde na Linha dos Olhos – Cultivando Saúde e Bem-Estar”.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O projeto é promovido pelo Parque Diamante +Energia com o intuito de democratizar e garantir o acesso da comunidade da terceira idade a atividades, produtos e serviços que promovam efetiva melhoria na qualidade de vida.
Até o final do ano, o programa oferece oficinas e atividades culturais, educacionais e de lazer ao público-alvo (a partir de 60 anos) para proporcionar o contato com a natureza e manter a saúde por meio da cultura do cultivo de alimentos orgânicos (hortaliças, temperos e ervas medicinais).
De acordo com a engenheira agrônoma responsável pelo acompanhamento do projeto no Parque, Mylena de Medeiros, essa foi a primeira colheita desde o início do projeto, que conta com a participação de idosos das comunidades de Capivari de Baixo. “Foi muito legal ver a reação dos idosos que ficaram felizes por contribuírem com a alimentação dos alunos do Ceaca”, comenta.
A engenheira agrônoma explica que a partir de agora será feito um novo plantio para dar continuidade a este trabalho. Para isso, os participantes também contam com a orientação dos técnicos da Epagri de Capivari de Baixo, que compartilham informações e auxiliam no cultivo das hortas e ainda recebem as doações das mudas da Agropecuária Ouro Verde, que também é parceira do projeto.